Como sabemos a prática de atividade física é essencial para o bom funcionamento do corpo e equilíbrio da mente.
Muitas pessoas optam por atividades ao ar livre , como caminhadas, andar de bicicleta, jogar futebol e etc. Enquanto que outros aproveitam as academias publicas, mas para que usem, as mesmas precisam estar aptas a receber seu público.
Ao visitar as duas academias publicas da cidade, observa-se que as mesmas estão em péssimo estado, funcionando parcialmente, e alguns equipamentos estão quebrados, enferrujados e precisam de manutenção ou até mesmo de uma troca, pois estão danificados e podem acabar prejudicando a saúde de seus frequentadores.
O público frequentador permanece principalmente no período da tarde, a noite as crianças aproveitam alguns dos brinquedos disponíveis (outros estão quebrados ou isolados) na academia Francisco Rodolfo Bezerra da Silva.
De acordo com a educadora física Lucimar Pinheiro, as academias trazem muitos benefícios para seus frequentadores. “Mais o ideal é que tenha o profissional por perto para orientar as pessoas a fazerem as atividades corretamente, importante também a manutenção dos equipamentos, pois não adianta ter equipamentos e a população não saber como usar, também e´ importante a orientação sobre os melhores horários para as práticas , o ideal é que seja na parte da tarde, pois a pessoa precisa estar bem alimentada para praticar atividades físicas, quanto a alimentação deve consumir alimento saudáveis”. Disse
Sobre o uso coletivo dos aparelhos ela mencionou os devidos cuidados a serem seguidos: “O uso da mascara é essencial, higienizar os aparelhos antes e depois de usar , evitar a aglomeração, e seguir todas as recomendações dos órgãos competentes”. Finalizou Lucimar Pinheiro