CHIQUINHO ESCOBAR 14/10/2021

Foi divulgada no portal da transparência da prefeitura de Elesbão uma abertura de licitação com o valor de R$: 700.126,67 (setecentos mil, cento e vinte e seis reais e sessenta e sete centavos), para aquisição de peças e serviços.

 

Essa é uma oportunidade para as empresas de Elesbão Veloso, as lojas de peças da cidade poderão participar deste processo licitatório e com isso fomentar a economia da cidade com um contrato de quase um milhão de reais, esse dinheiro circulando na nossa cidade iria proporcionar ao comercio local um aumento nas vendas, uma vez que a empresa que ganhar essa licitação (sendo de Elesbão) vai contratar mais mão de obra e com isso essas pessoas passarão a consumir mais no município.

 

As informações estão no site do TCE, através do link você consegue acessar as informações, toda empresa de Elesbão que se enquadra nas especificações do edital poderão participar, as exigências são dentro do padrão então você que tem uma loja de peças em Elesbão e a empresa é registrada você pode participar desta licitação e quem sabe ganhar de acordo com o exigido no edital.

 

Objeto:

 

É a escolha da proposta mais vantajosa para o Registro de Preços para futura e eventual contratação de fornecedor de peças e serviços mecânicos para a manutenção preventiva e corretiva das máquinas e tratores do município de Elesbão Veloso/PI, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

 

ESTIMATIVA DE DE CUSTO E DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

 

10.1. O valor total estimado é de R$: 700.126,67 (setecentos mil centos e vinte e seis reais e sessenta e sete centavos) incluindo todos os custos, impostos, tributos e transporte para entrega. As especificações dos itens e serviços encontram se no Anexo I deste Termo de Referência. Máquinas da prefeitura municipal de Elesbão Veloso:

 

LOTE VI - SERVIÇOS MECÂNICOS (PÁ CARREGADEIRA W130; MOTONIVELADORA

PATROL 120K; RETROESCAVADEIRA JCB 3C; TRATOR AGRÍCOLA VALTRA BM100;

TRATOR AGRÍCOLA NEW HOLLAND).

 

SERVIÇOS:

 

SERVIÇOS (MECÂNICOS; ELÉTRICOS; INJEÇÕES;

ELETRÔNICAS; SOLDAS; RETIFICAS; PINTURAS;

LANTERNAGENS, SERVIÇOS DE AR CONDICIONADO).

CHIQUINHO ESCOBAR 14/10/2021

Desde que foi implantado em Elesbão o agendamento das vacinas, a Secretaria de Saúde não consegue atender toda população, todos os dias estão enfrentando grandes transtornos ao tentar agendar as suas vacinas, por muitos motivos o agendamento não tem atingido todos, consequentemente muitas pessoas estão passando do prazo para completar a imunização com a segunda dose da vacina.

 

Confiram a seguir os relatos de Elesbonenses que participaram do Jornal Vale Notícias desta quarta-feira 13 de outubro:

 

Uma moradora relata que tomou a primeira dose da Pfaizer no dia 24 de junho e até agora não conseguiu agendar para tomar a segunda dose pois sempre está ocupado o número de telefone, ela também mandou mensagem no instagram, mas nunca responderam.

 

“Esse agendamento das vacinas é uma esculhambação, além de acabar rápido, a interface do site é uma porcaria. Já está com 3 vezes que tento e nada. Melhor teria sido deixar como estava!!”

 

“Esse povo complica demais as coisas, veja bem quem já tomou a primeira dose, na secretaria já têm os contatos lá telefone e tudo.... Poderia ter um comunicado para o pessoal que já tomou a primeira dose... esse agendamento no site apenas para quem ainda não tomou a primeira dose da faixa etária dos 18 anos...desse jeito ai eles fazem é complicar”.

 

Uma moradora de Santa Cruz dos Milagres participou e nos informou que o agendamento lá é feito da seguinte forma: “Aqui nós tomamos a vacina no dia, os agentes de saúde vinheram avisar, tomamos a primeira dose e a segunda já ficou marcada é antes do vieram chamar para tomar. Foi tudo perfeito.”

 

Dr. Neto afirma que têm vacinas atrasadas, segundo ele por conta de atrasos do envio do governo e que o agendamento das pessoas da zona rural que não têm acesso a internet será feito pelo agente de saúde, e que o agendamento por telefone não existe mais.

 

O apresentador Chiquinho Escobar entrou em contato com o secretário de saúde Dr. Neto Villarindo que respondeu as seguintes perguntas:

 

Dr. Neto o agendamento das vacinas estar apresentando falhas, estar sendo feito um novo planejamento?

 

Por quer que esse planejamento não funcionou?

 

Como fica o agendamento do pessoal da zona rural?

 

Dr. Neto respondeu às perguntas:

 

“Falha, nada disso está sendo informado antecipadamente o horário e a quantidade de dose, está sendo feito rapidamente porque as pessoas estão sendo informados e rapidamente  preenchem as vagas, outra agendamento por Internet e feita em todo lugar e democrático seguro porque  a pessoa confirma sua inscrição e depois é posto nas redes sociais sua confirmação mostrando que é sem nenhum problema para se agendar, a maior procura no momento é AstraZeneca pelo fato do governo ter passado mais de 3 semanas sem mandar vacina para 2a dose.

Mais o que está chegando estamos fazendo, só terça e hoje já aplicamos mais de 200 doses e vamos abri para amanhã inscrição de mais 150 doses para amanhã. 

As outras vacinas estão correndo normalmente não há nenhum problema quanto ao agendamento. A AstraZeneca é que ainda temos cerca de umas 350 pessoas em atraso para tomar mais a medida que que é prioridade zero, tanto que fazemos AstraZeneca 1ª dose só 2ª para suprir esta falta por conta do atraso pelo governo.

Então já estamos soltando um informe de mais 150 doses de AstraZeneca hoje. Outra as pessoas.do interior que não tem Internet por ventura o seu agente de saúde e quem faz seu agendamento não há prejuízo para ninguém”.

 

A população aguarda com ansiedade que todo o ciclo de imunização seja completado e que as falhas no agendamento sejam corrigidas, e que a vacina chegue para todos.

CHIQUINHO ESCOBAR 28/09/2021

A secretaria de obras de Elesbão Veloso estar realizando um serviço em uma passagem molhada no bairro Santa Clara, essa passagem molhada vem há tempos causando transtornos naquele local, pois todo ano é necessário fazer reparos e melhorias.

 

Semana passada recebemos imagens de um grande acúmulo de água escura nessa passagem, onde os moradores informaram que o mal cheiro era enorme causado por conta de acumulo de esgoto no local, os moradores reclamaram na Vale Fm e pediram uma solução para o problema.

 

Nesta segunda-feira dia 27 de setembro uma moradora nos enviou sua indignação, ela nos informou que estavam iniciando um serviço no local porém é um serviço paliativo e ela por morar há muito tempo próximo do local já viu esses mesmo serviço ser realizado em anos anteriores e claro o problema continua ao longo do ano.

 

Ela falou “Desde quando esse calçamento foi feito, essa indignação vem acontecendo...Por que desde o começo não fizeram o trabalho bem feito...Com manilhas e todos os procedimentos adequados”.

 

Ela questionou também que o local não tem uma manutenção periódica e que o cano utilizado como saída da água é pequeno para o fluxo de água que ali passa, e que hoje no momento que foram verificar o cano que estava há anos lá o mesmo estava todo quebrado.

 

Um dos problemas que eles enfrentam também são os casos de Dengue, em que moradores foram diagnosticados com a doença devido ao acumulo de água no local onde este virou um foco do mosquito Aedes aegypti principal causado da Dengue.

 

A moradora que pediu para não ser identificada lamentou que infelizmente esses serviços só começam a serem realizados depois de cobranças em público, mas que é necessário que a população faça isso para ter uma qualidade de vida melhor para si e toda a sociedade.

 

Procuramos o secretario Edi Rufino para tirar as dúvidas dos moradores onde questionam porque todo ano os moradores têm que reclamar para ser feito um serviço naquele local, mas nunca corrigido definitivamente? Mas, até o fechamento dessa matéria não conseguimos falar com o Secretário de Obras, fizemos ligações mas o mesmo não atendeu e nem retornou.

CHIQUINHO ESCOBAR 27/09/2021

Um problema antigo as oscilações de energia na cidade de Elesbão Veloso parecem estar com os dias contados, pois a superintendência da Equatorial Piauí emitiu uma nota de esclarecimento aos consumidores que promete um grande investimento nos sistemas que interligam cidades da microrregião valenciana.

 

Há mais ou menos 10 anos a cidade de Elesbão sofre com constantes problemas na energia fornecida para sua população, é de conhecimento de todos que nos meses que compreende de agosto a dezembro virou uma rotina a oscilação da energia que provoca um grande desconforto a todos os consumidores provocando além do desconforto também prejuízos com a queima de aparelhos.

 

O Grupo Vale de Comunicação vem recebendo inúmeras reclamações por conta deste problema e decidiu tentar fazer algo para chegarmos até o por quer de um problema que já dura mais de dez na os na cidade e nunca foi solucionado ou até mesmo explicado o pro quer disso.

 

Na tarde do dia 22 de setembro de 2021 o apresentador Chiquinho Escobar entrou em contato com a superintendência da Equatorial Piauí e apresentou-lhes o problema com toda a indignação da população e questionamentos, quando foi na tarde da terça feira dia 27 de setembro a empresa por meio da senhora Júlia Pessoa nos enviou todo cronograma do que será feito para melhorar o serviço não só em Elesbão mas também nas cidades da microrregião Valenciana.

 

O Grupo Vale de Comunicação através da Radio Vale Fm sempre foi e será um braço para a população e sempre irá prezar pelo bem estar dos mais de 104 mil habitantes da microrregião, assim sendo retificamos que estaremos sempre atento as demandas da sociedade.

 

Agradecemos a Equatorial Piauí que nos atendeu e em um curto espaço de tempo e apresentou todo o cronograma.

 

Confira na íntegra a nota:

 

Nota de Esclarecimento

 

A Equatorial Piauí esclarece que identificou nos últimos dias, problema estrutural na rede de 69 Kv que atende as regiões de Francinopólis e Elesbão Veloso que já foi corrigido. Além de realizar reuniões com lideranças das regiões, a Equatorial Piauí já preparou um cronograma para incrementar melhorias na região, as quais listadas abaixo:

 

 

1. Conclusão do circuito interligando Subestação Valença a Subestação Elesbão Veloso. Essa obra tem finalidade de transferir as cargas dos munícipios de Aroazes e Santa Cruz dos Milagres, trazendo ganhos de fornecimentos diretos a esses dois e indireto aos demais munícipios do eixo Novo Oriente;

 

•Abertura de novo “Bay” na Subestação Elesbão Veloso com a separação dos dois circuitos que atendem os municípios São Felix e São Miguel da Baixa Grande. Essa obra junto com a instalação de um novo regulador trará melhoras na qualidade do nível de tensão aos dois municípios atendidos;

 

•Está aprovado para 2022 a construção de um novo circuito ligando a subestação Regeneração aos municípios de Tanque do Piauí e Várzea Grande. O objetivo dessa obra trará possibilidade de transferências de cargas entra as subestações Regeneração e Novo Oriente, possibilitando melhorias na qualidade do fornecimento com alívio de carga no eixo Novo Oriente;  

 

• Será iniciada a construção de uma nova linha de transmissão em 69Kv entre a Chesf Picos e a subestação Buriti Grande, garantindo um reforço ao eixo Picos/Oeiras. Essa obra tem o objetivo de fazer a mudança de forma permanente da alimentação do eixo Novo Oriente para a supridora Picos, reduzindo a distância entre a SE Novo Oriente e a supridora.

CHIQUINHO ESCOBAR 25/09/2021

Após mais de dois meses foi contratada a empresa para realizar o teste seletivo de Elesbão para a área da educação, muitos estão desde o início do ano nessa expectativa para fazer o teste aqui na cidade, concurseiros das cidades vizinhas aguardava esse anúncio.

 

Elesbão estar sendo uma das últimas cidades dentre as vizinhas a realizar o teste, uma das alegações decorre de que a primeira empresa contratada estar sendo investigada por suposta fraude nos testes realizadas por ela em uma cidade no Ceará.

 

A prefeitura municipal de Elesbão anunciou a rescisão do contrato com a empresa ainda em Julho, e o anúncio da nova empresa demorou bastante e com isso o planejamento de muitos que estavam se preparando para fazerem as inscrições acabaram atrasando, e também muitos não sabem se serão contratados já de imediato, tendo em vista que já estamos na reta final do ano letivo.

 

Confiram os detalhes do contrato:

 

A empresa contratada é o INSTITUTO CONSULPAM CONSULTORIA PUBLICO-PRIVADO, com sede Av. Evilásio Almeida Miranda, no 280 – CEP: 60.834-486 –

Bairro: Edson Queiroz, no município de Fortaleza/CE;

VALOR: Para a execução do presente contrato, a contratante pagará a contratada os seguintes valores das; Taxas de Inscrição arrecadada dos candidatos: Nível Superior – R$: 24,00 (vinte e quatro reais).

CHIQUINHO ESCOBAR 25/09/2021

Nesta última semana uma empreendedora Elesbonense entrou em contato com a VALE FM e nos informou que foi vítima de um golpe em que um falso cobrador veio fazer o recebimento dos faturamentos da mesma que revende produtos, o golpe foi no valor de R$ 1.000,00.

 

Entramos em contato com o delegado Dr. Odilo Senna para nos informar sobre esse tipo de golpe que estar acontecendo em Elesbão, ele nos atendeu gentilmente e mostrou a preocupação por esse golpe ter chegado a nossa cidade.

 

Dr. Odilo falou que essas demandas golpistas estão aumentadas cada dia mais, ele destaca que a grande rede internet, celulares permitiu muito a facilidade de informação para os golpistas; um fator que chamou a atenção dele é que esse golpe foi de maneira física, o bandido estava presente no local do crime, tendo em vista que a maioria dos golpes são de maneira virtual.

 

Ele disse “Gente pelo amor de Deus...agente não baixa a guarda pra quem a gente não conhece...os mesmos princípios que você utiliza para não cair nos golpes nas ruas é o mesmo princípio que a gente tem que utilizar quando estar acessando a grande rede.”

 

O delegado lembra que em muitas das vezes as pessoas esperam que sejam recuperados o que foi roubado, mas Dr. Odilo lembra que quase sempre o prejuízo fica por conta da vítima, pois nesses casos os bandidos podem até serem presos mas dificilmente os valores são recuperados.

 

“Nós temos que desconfiar de tudo! Nunca entregue sua senha pra ninguém...não importa ninguém...ninguém...nem que o presidente da república...nem que o ministro STF..., o policial rodoviário...o policial civil...não importa quem seja, nem seu eu parecer na sua frente e dizer me entregue a sua senha...não entregue!”

 

A orientação é que você cobre uma identificação do vendedor ou do cobrador, o delegado Dr. Odilo pede para que você peça o número do telefone do mesmo para você confirmar com outras pessoas que conhecem esse vendedor esse cobrador, com isso você evita um grande problema nem que você perda ali dez minutos, meia hora, uma hora ou que seja 24 horas pois o que você não pode perder é o seu dinheiro suado que você consegue com muita luta para entregar para um golpista.

CHIQUINHO ESCOBAR 10/09/2021

A vereadora Elizete Holanda usou o plenário da câmara dos vereadores de Elesbão Veloso durante a vigésima sessão realizada no último dia 09 de setembro quinta-feira, a mesma respondeu a uma acusação do ex-prefeito Ronaldo Barbosa que é investigado em um processo movido pelo Ministério Público e GAECO, por desvio de recursos públicos durante o ano de 2020.

 

Ronaldo Barbosa usou um evento da prefeitura municipal em que estava inaugurando um calçamento nas comunidades Bebedouro, Fazenda Nova e Caraíbas para acusar o grupo da oposição de “perseguidora e maldosa”, nesse evento ele ainda falou que o povo da comunidade era fiel a você, pois quem falou que votava no seu candidato foi confirmado na urna.

 

Nessa fala o então ex-prefeito quer dar o entender para as pessoas daquela comunidade que o mesmo sabe quem votou e quem não votou, coisa totalmente involuntária, pois ninguém sabe quem vota, o voto é secreto e nenhum candidato tem acesso as urnas de votação.

 

A vereadora Elizete Holanda (PL) lamentou que o ex-prefeito foi até essa inauguração para fazer essas acusações ela falou: “eu gostaria que lá nessa inauguração o prefeito pudesse falar valores de origem, que era uma solicitação sua, qual a empresa? E esclarecer realmente o que estava para inaugurar.

 

A Vereadora lembrou que não está no momento político e que a política já passou, e que todos têm que trabalhar em prol da nossa da sociedade em prol da nossa população.

 

Elizete Holanda em sua fala se solidarizou com uma mãe elesbonense que segunda ela foi demitida do seu serviço por conta do ex-prefeito ter entendido que a mesma não votou em seu sobrinho, na eleição municipal de 2020, Elizete falou: “Perseguidora é um gestor que pega e demite uma funcionária com mais de dez anos de serviço e que está estava com um recém-nascido 4 meses depois de dar à luz, isso é uma perseguição, e perseguição política no meu modo de ver até uma injustiça se fazer tamanha ação”, pontuou Elizete Holanda. A Vereadora continuou dizendo que o absurdo foi enorme por parte do grupo da situação que persegue uma mãe de família que não tem uma renda, mãe de família e mãe solteira que tem uma criança para alimentar com 4 meses, essa mãe com essa criança sem ter nenhuma perspectiva de renda familiar a não ser a própria família para ajudar.

 

“Essa pessoa foi demitida por achar que não voltou, é uma injustiça porque ninguém sabe que a realmente a pessoa votou”

 

Ela como líder da oposição destacou que a oposição está fazendo o papel dela, que é difícil realizar e disse que a população precisa saber de tudo que acontece, ela falou que antes no nosso município não tinha posição era uma palavra e ficava por isso mesmo era o que o chefe do Poder Executivo dizia e não tinha repercussão, não tinha esclarecimento e hoje tem, pois estamos em tempos modernos e que na internet tudo é divulgado, tudo é esclarecido.

 

Ainda no uso do plenário ela denuncia que não foi só esse caso pois tem várias outras pessoas que foram demitidas com consentimento do ex-prefeito, pois segundo ela “tudo que acontece na prefeitura ele tem a participação, ele sabe de tudo é uma continuação do mesmo na mesma gestão, então eu gostaria de dizer que isso sim que é maldade é uma injustiça”, finalizou a vereadora Elizete Holanda.

 

Acompanhem a fala da vereadora Elizete Holanda (PL):

 

CHIQUINHO ESCOBAR 07/09/2021

Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso torna público aos interessados que fará realizar as 8:30h do dia 15 de setembro de 2021 a abertura do pregão presencial nº 010/2011 que tem como objeto contratação de empresa especializada para preparação manipulação e fornecimento de refeições marmitex e refeições para atender os operadores das máquinas pesadas durante a execução de serviços na zona rural bem como as eventuais campanhas atividades e ações realizadas pela prefeitura e secretaria do município de Elesbão Veloso, consoante especificações e demais condições estabelecidas no termo de referência anexo 1 Parte integrante do edital recursos tesouro municipal.

 

O que não se entende nessa resolução é que parte deste aviso onde lê-se: “eventuais campanhas atividades e ações realizadas pela prefeitura e secretaria do município de Elesbão Veloso”.

 

Lembrando que a prefeitura já têm um contrato de coffe breack no valor de 74 mil reais e que esses lanches são destinados para as secretarias também.

CHIQUINHO ESCOBAR 04/09/2021

Rafael Barbosa voltou a receber altos valores em diárias no mês, desta vez o montante foram exatos R$ 3.000,00 mil reais no mês de agosto, o prefeito acumula em oito meses um total mais de 30 mil reais em diárias, o valor preciso é R$ 30.900,00 divididos em diárias com custo de R$ 900,00 cada uma, as informações estão no portal da transparência.

 

Lembrando que Rafael Barbosa já tem um dos maiores salários do Piauí R$ 18.894,51 e que também tem um veículo a sua disposição que foi alugado por mais de 127 mil reais, mas que mesmo assim ele vem recebendo essas diárias.

 

Confiram no quadro a seguir o gráfico com as quantidades e valores por mês:

 

Janeiro - 6 diárias R$ 5.400,00

Fevereiro - 4 diárias R$ 3.600,00

Março - 4 diárias R$ 3.600,00

Abril - 4 diárias R$ 3.600,00

Maio - 4 diárias R$ 3.600,00

Junho - 5 diárias R$ 4.500,00

Julho - 4 diárias R$ 3.600,00

Agosto - 2 diárias R$ 3.000,00

 

TOTAL R$: 30.900,00

 

 

Fonte: portal da transparência