CHIQUINHO ESCOBAR
Agendamento de vacinas em Elesbão falha e população não sabe o que fazer. 14/10/2021

Desde que foi implantado em Elesbão o agendamento das vacinas, a Secretaria de Saúde não consegue atender toda população, todos os dias estão enfrentando grandes transtornos ao tentar agendar as suas vacinas, por muitos motivos o agendamento não tem atingido todos, consequentemente muitas pessoas estão passando do prazo para completar a imunização com a segunda dose da vacina.

 

Confiram a seguir os relatos de Elesbonenses que participaram do Jornal Vale Notícias desta quarta-feira 13 de outubro:

 

Uma moradora relata que tomou a primeira dose da Pfaizer no dia 24 de junho e até agora não conseguiu agendar para tomar a segunda dose pois sempre está ocupado o número de telefone, ela também mandou mensagem no instagram, mas nunca responderam.

 

“Esse agendamento das vacinas é uma esculhambação, além de acabar rápido, a interface do site é uma porcaria. Já está com 3 vezes que tento e nada. Melhor teria sido deixar como estava!!”

 

“Esse povo complica demais as coisas, veja bem quem já tomou a primeira dose, na secretaria já têm os contatos lá telefone e tudo.... Poderia ter um comunicado para o pessoal que já tomou a primeira dose... esse agendamento no site apenas para quem ainda não tomou a primeira dose da faixa etária dos 18 anos...desse jeito ai eles fazem é complicar”.

 

Uma moradora de Santa Cruz dos Milagres participou e nos informou que o agendamento lá é feito da seguinte forma: “Aqui nós tomamos a vacina no dia, os agentes de saúde vinheram avisar, tomamos a primeira dose e a segunda já ficou marcada é antes do vieram chamar para tomar. Foi tudo perfeito.”

 

Dr. Neto afirma que têm vacinas atrasadas, segundo ele por conta de atrasos do envio do governo e que o agendamento das pessoas da zona rural que não têm acesso a internet será feito pelo agente de saúde, e que o agendamento por telefone não existe mais.

 

O apresentador Chiquinho Escobar entrou em contato com o secretário de saúde Dr. Neto Villarindo que respondeu as seguintes perguntas:

 

Dr. Neto o agendamento das vacinas estar apresentando falhas, estar sendo feito um novo planejamento?

 

Por quer que esse planejamento não funcionou?

 

Como fica o agendamento do pessoal da zona rural?

 

Dr. Neto respondeu às perguntas:

 

“Falha, nada disso está sendo informado antecipadamente o horário e a quantidade de dose, está sendo feito rapidamente porque as pessoas estão sendo informados e rapidamente  preenchem as vagas, outra agendamento por Internet e feita em todo lugar e democrático seguro porque  a pessoa confirma sua inscrição e depois é posto nas redes sociais sua confirmação mostrando que é sem nenhum problema para se agendar, a maior procura no momento é AstraZeneca pelo fato do governo ter passado mais de 3 semanas sem mandar vacina para 2a dose.

Mais o que está chegando estamos fazendo, só terça e hoje já aplicamos mais de 200 doses e vamos abri para amanhã inscrição de mais 150 doses para amanhã. 

As outras vacinas estão correndo normalmente não há nenhum problema quanto ao agendamento. A AstraZeneca é que ainda temos cerca de umas 350 pessoas em atraso para tomar mais a medida que que é prioridade zero, tanto que fazemos AstraZeneca 1ª dose só 2ª para suprir esta falta por conta do atraso pelo governo.

Então já estamos soltando um informe de mais 150 doses de AstraZeneca hoje. Outra as pessoas.do interior que não tem Internet por ventura o seu agente de saúde e quem faz seu agendamento não há prejuízo para ninguém”.

 

A população aguarda com ansiedade que todo o ciclo de imunização seja completado e que as falhas no agendamento sejam corrigidas, e que a vacina chegue para todos.