CHIQUINHO ESCOBAR
PREFEITURA negligência a transmissão das emissoras regionais e isso deixa a população mais desinformada 05/12/2021

A informação é algo essencial para uma população e ninguém pode impedir

 

Informação é um conjunto de dados organizados, que possam constituir referências sobre um determinado fato, por meio dela, resolvemos problemas e tomamos decisões, pois o seu uso racional é a base do conhecimento, dessa forma, a informação é considerada um ativo importante.

 

Em Elesbão Veloso a reclamação da população é constante, de que as emissoras estaduais ficam fora do ar com muita constância, sobre tudo a mais carente que não tem acesso aos canais da capital Teresina, entre eles TV Antena 10, TV Bandeirantes, TV Cidade Verde, Rede Meio Norte.

 

Os canais vivem fora ao ar e devido a isso os técnicos precisam estar constantemente vindo a cidade para fazer reinstalação.

 

PREFEITURA negligência a transmissão das emissoras regionais e isso deixa a população mais desinformada

 

Nesta última sexta-feira 04/12, o técnico da Rede Meio Norte esteve na cidade e encontrou na casa dos transmissores públicos de Elesbão Veloso, o qual encontram-se em completamente abandonada e sem refrigeração, necessidade básica para que os equipamentos não queimem.

 

O calor gerado pelos equipamentos é intenso e por isso há necessidade de refrigeração do ambiente, o que não acontece em nosso município. No caso específico desse transmissor, o qual era responsável por gerar o sinal das TVs regionais, o mesmo foi encontrado com os cabos derretidos, problema ocorrido devido ao fato do equipamento gerar muito calor e a sala não ser refrigerada.

 

Como funciona?

 

Em todas as cidades a prefeitura mantém uma casa geralmente com a torre ao lado para disponibilizar o sinal das emissoras regionais a sua população. Acontece que, este ambiente necessita ser refrigerado, devido ao fato dos transmissores operarem em alta frequência. E este funcionamento em alta frequência causa o sub aquecimento da aparelhagem responsável pela geração do sinal.

 

Em Elesbão Veloso a refrigeração do ambiente onde estão os aparelhos responsáveis pela geração do sinal das TVs regionais não existe, a casa encontra-se completamente abandonada e não existe nenhuma uma manutenção no prédio e nós aparelhos.

 

Quais as consequências para um povo sem a informação completa?

 

Uma das maiores consequências da falta de acesso a informação é a aplicação das políticas públicas para a população, pois sem a informação de como os governantes estão defendendo os interesses do povo e direcionando os recursos, o povo não tem como questionar se algum governante ou representante do povo fez ou não fez algo para melhoria da qualidade de vida da população, a informação serve sobre tudo para o povo fiscalizar todas as ações e acompanhar grandes ações policias que acontecem no estado e em cidades do interior.

 

Situação da Sala dos transmissores

 

PREFEITURA negligência a transmissão das emissoras regionais e isso deixa a população mais desinformada

 

O Prédio que abriga os transmissores das TVs em Elesbão está totalmente abandonado, o mato tomou de conta do local e o espaço não tem um vigia e nem manutenção por parte da prefeitura, a casa dos transmissores também não tem ventiladores e nem um sistema de refrigeração para manter os equipamentos na temperatura recomendada, fato constatado, somado a altíssima temperatura dentro do local, onde abriga os receptores e transmissores de sinal das TVs estaduais. Em Elesbão Veloso, sendo elas as TVs Clube, Antena 10, Rede Meio Norte e Rede Bandeirantes de TV.

 

Elesbão Veloso sem sinal em dia de operação policial

 

Recentemente aconteceram algumas operações policiais na cidade de Elesbão Veloso, fatos esses que foram destaques na imprensa a nível nacional, dente outras operações policiais que acontecem na cidade, más as TVs estavam sem os sinais e claro quem nem todos tiveram o conhecimento do que se tratava, e quem eram os envolvidos, e quais eram os crimes ao qual estão sendo acusados.

 

Acompanhem um vídeo em que mostra o atual estado de conservação do espaço onde ficam os parelhos de transmissão do sinal das TVs regionais em Elesbão Veloso:

 

 

Para que a administração pública municipal pudesse se posicionar sobre o assunto, o jornalismo do Grupo Vale de Comunicação buscou falar com o secretário municipal de administração pública, Sr. Jorge Luís, o qual nos informou que o responsável pelo espaço, seria o Chefe de Gabinete Deilton, o qual foi procurado por nosso jornalismo, mas até o momento não se pronunciou sobre o caso, o Grupo Vale de Comunicação mantem o espaço aberto a administração pública para que esta possa se pronunciar sobre o caso.