CHIQUINHO ESCOBAR 18/04/2020

Na manhã deste sábado a casa lotérica aqui de Elesbão veloso foi fechada pois nos últimos dias foram grandes as aglomerações de pessoas  as filas eram enormes e tomavam a rua 13 de maio no centro da cidade com muitas pessoas crianças, jovens, adultos e idosos; no dia de ontem sexta feira e hoje sábado(18/04) as filas continuavam e muitas pessoas aglomeradas acabaram chamando a atenção da vigilância sanitária e da polícia que hoje pela manhã esteve no local e conversaram com funcionários da lotérica  e esses informaram que não havia recurso dinheiro para pagar os benefícios e que os mesmos estavam esperando entrar pagamentos para poderem fazer o repasse dos benefícios mas a vigilância e a polícia pediram para que a casa lotérica fosse fechada para evitar a aglomeração das pessoas que iriam ficarem ali esperando entrar algum valor para receberem seus benefícios; só que a polícia e vigilância sanitária pediram que a casa lotérica fechasse. Lembrando que essas pessoas estavam em busca dos benefícios do bolsa família e do auxílio emergencial que começaram a serem pagos essa semana e também muitas pessoas querendo conferir se o seu auxilio emergencial  já estava depositado na conta pois muitas pessoas fizeram consultas no aplicativo  e receberam a confirmação de aprovação no benefício e logo essas pessoas se dirigiam para  a lotérica para sacarem o valor porém nem de todos estavam depositados ainda em suas contas pois alguns ainda terão a conta digital da caixa disponibilizada pela Caixa Econômica nos próximos dias.

Cabe agora um planejamento de organizar esses pagamentos a população em forma de entrega de senhas para os turnos da manhã e da tarde, limitar uma quantidade de fichas entregues para um pessoal na manhã e na tarde evitando assim aglomeração pois quem tem a ficha da manhã vai pela manhã e quem tem da tarde só iria no horário da tarde.

Chiquinho Escobar entrou em contato com o Sargento Edmar Clarindo Comandante do GMP de Elesbão Veloso e ele informou que são muitas denúncias que chegam no GMPM por conta de aglomerações em filas da lotérica, do banco e de alguns estabelecimentos comerciais, dos camelos que estão na cidade abre aspas para o Sargento “Chiquinho eu compreendo que muitas pessoas precisam sacar seu benefício e que também os comerciantes precisam receberem os pagamentos dos clientes pois todos os dias vejo muitos nas portas dos comércios esperando os clientes irem fazerem os pagamentos mesmo estando com os portões fechados ou quase fechados mas vai da consciência de cada um” fecha aspas para o Comandante do GPM Edmar Clarindo da Silva, sobre barreiras sanitárias ele falou que a polícia militar estar à disposição para ajudar a vigilância caso sejam feitas as barreiras sanitárias na cidade.

CHIQUINHO ESCOBAR 17/04/2020

Os torcedores do São Paulo escolheram uma formação repleta de ídolos na hora de eleger o time do século do Tricolor, em votação proposta pelo GloboEsporte.com na semana passada.

Diante de todas as opções dadas no VC Escala, destaque para Rogério Ceni (para muitos o maior ídolo da história), Kaká (eleito melhor do mundo em 2007) e Luis Fabiano (terceiro maior artilheiro do São Paulo na história, com 212 gols).

 

A seleção ficou assim: Rogério Ceni; Cicinho, Lugano, Miranda e Júnior; Mineiro, Daniel Alves, Lucas Moura e Kaká; Dagoberto e Luis Fabiano.

De todos os eleitos, Rogério Ceni foi quem teve mais votos: ultrapassou os 21 mil. A zaga com Lugano e Miranda ficou logo abaixo, com cerca de 18 mil votos cada.

Lembrando que é do século por tanto desde 2001 até agora.

CHIQUINHO ESCOBAR 17/04/2020

O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quinta-feira à noite que as aulas devem ser retomadas. Em todo o país, as escolas foram fechadas por determinações de governadores como medida de prevenção para combater a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Bolsonaro alegou que as crianças podem voltar à sala de aula porque “não tem notícia de alguém abaixo de 10 anos de idade que foi a óbito” por coronavírus. A declaração foi dada pelo presidente da portaria do Palácio da Alvorada.

 

— Tem que enfrentar a chuva, pô. Tem que enfrentar o vírus. Não adiante se acovardar, ficar dentro de casa. Nós sabemos que a vida é uma só. Sabemos dos pais que estão preocupados com os filhos voltarem à escola. Mas tem que voltar à escola, nós não temos nenhuma notícia de alguém abaixo de 10 anos de idade que contraiu o vírus e foi a óbito ou foi para a UTI — disse o presidente.

 

Segundo balanço do Ministério da Saúde, já há registro de duas mortes de crianças abaixo de 1 ano de idade e uma morte na faixa etária entre 1 e 5 anos.

 

Em sua maioria, as crianças têm desenvolvido uma forma leve ou assintomática da doença, o que dificulta rastreá-la neste público. Sem saber que carregam o vírus, elas passam a pôr em risco os mais velhos. Especialistas alertam que a reabertura das escolas provocaria o desenvolvimento de uma cadeia de transmissão, uma vez que a atividade envolve a presença de adultos e a possibilidade da transmissão do vírus de uma criança para outra.

Bolsonaro disse ainda que estuda enviar um projeto de lei ao Congresso definindo que atividade essencial é toda aquela necessária para “levar o pão para casa”. Com a medida, o presidente pretende relaxar o isolamento social determinado por governadores e prefeitos. A ideia inicial era elaborar um decreto com este conteúdo, mas o presidente foi alertado por integrantes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal que a medida seria inconstitucional.

CHIQUINHO ESCOBAR 16/04/2020

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou nesta quinta-feira que, a partir das 18h de hoje, 9 milhões de pessoas que realizaram seu cadastro na última semana para recebimento do auxílio emergencial poderão saber se receberão, de fato, o benefício. Serão 9 milhões do total de 36 milhões que solicitaram o benefício. Conforme Guimarães, 3,5 milhões de pessoas deste total de 9 milhões receberão o depósito de R$ 600 ainda nesta quinta; 1,5 milhão, até o próximo sábado; e 4,2 milhões de pessoas, que não tinham conta em banco, terão o depósito até a segunda-feira da próxima semana (dia 20). O presidente da Caixa Econômica Federal esclareceu há pouco que o pagamento do auxílio emergencial para os brasileiros de baixa renda será feito por meio de dois aplicativos. Por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial a pessoa que tem direito ao benefício fará seu cadastro. Guimarães lembrou que só existe um aplicativo para isso, oferecido pela Caixa. "Qualquer outro é fraude", pontuou. O segundo aplicativo é o Caixa Tem, que será utilizado para o pagamento do benefício. "Um aplicativo é de cadastramento. Nele, as pessoas colocam seus dados. A partir disso, a Caixa envia para o Ministério da Cidadania e a Dataprev, para fazer a verificação", explicou Guimarães. "Quando recebemos (a confirmação), o pagamento não é feito pelo aplicativo de cadastramento, mas pelo aplicativo de pagamento, o Caixa Tem", acrescentou. Guimarães e o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmaram, na entrevista coletiva, que uma nova versão do aplicativo para cadastramento estará disponível a partir de segunda-feira. Ela permitirá que pessoas com problemas no CPF em função de pendências eleitorais possam fazer o cadastramento normalmente. "Como algumas regras mudaram, haverá uma nova versão", disse Guimarães. "Antes a pessoa não poderia ter o CPF (cadastrado) caso tivesse problema com eleição. Agora, isso mudou." Guimarães estimou que 12 milhões de CPFs foram liberados para cadastramento por conta deste ponto. Os CPFs, no entanto, ainda precisarão ser validados pela Dataprev, seguindo todo o procedimento estabelecido. "Como já fizemos 36,7 milhões (de cadastros), realizar mais 5, 10 ou 12 milhões já entrou na esteira", disse Guimarães. O presidente da Caixa também voltou a recomendar que as pessoas tentem resolver todas as pendências por canais eletrônicos disponibilizados pela Caixa. "A intensidade de pagamentos realizada é muito grande. Temos uma preocupação enorme com a população, com os funcionários da Caixa Neste momento, ir às agências, só em último caso", afirmou.

CHIQUINHO ESCOBAR 13/04/2020

A câmara dos deputado federais analisa um projeto que estende o auxílio emergencial de 600 reais pagos pelo governo a trabalhadores informais; o texto de autoria do senador Randolfe Rodrigues da REDE do Amapá já foi aprovado pelo senado podem ser beneficiados outras categorias como taxistas, moto taxistas e motoristas de aplicativo o projeto também dobra o valor a ser pago para homens solteiros que sejam chefes de famílias, mulheres solteiras nesta condição já tem direito ao benefício. Segundo o presidente da câmara o deputado Rodrigo Maia o impacto podem ser na ordem de 114 bilhões de reais.

Em Elesbão Veloso a categoria de moto taxistas aguardam a aprovação do projeto que beneficiaria mais de trinta profissionais que atuam na cidade.

CHIQUINHO ESCOBAR 12/04/2020

A enfermeira Lívia Kelly que trabalha na vizinha cidade de Francinópolis estar passando por um grande constrangimento; entenda a situação a enfermeira foi assaltada há um tempo e levaram todos os seus documentos pessoais, os bandidos se desfizeram dos documentos na fuga e uma mulher com problemas mentais encontrou os documentos e passou a andar com os documentos da Enfermeira Lívia Kelly  só que essa mulher fugiu de casa e foi encontrada em um hospital na cidade de Viçosa no Estado do Ceará o pessoal quando encontraram a mulher que estava de posse dos documentos da enfermeira Lívia Kelly elas fizeram uma montagem com as fotos da mulher e do RG (de Lívia) e publicaram nas redes sociais expondo erradamente a informação de que os documentos eram da mulher que foi encontrada que tem distúrbios mentais e hoje essa imagem viralizou em grupos de redes sociais da cidade de Elesbão e de Francinópolis. Claro incomodada com essa situação ao qual ela foi exposta a mesma procurou o GPM e registrou um boletim de ocorrência por conta dessas divulgações com seus documentos e fazendo referências a pessoa dela Lívia Kelly. A enfermeira pede que não divulguem pois ela estar muito chateada com toda a situação ao qual estar passando, Lívia é filha dos empresários Expedito Rodrigues e Gonçala Maria que moram aqui em Elesbão Veloso.

O Brasil não possui lei que aborde especificamente as “fake news”, mas o infrator pode ser punido com base nas penas para os crimes de calúnia, injúria e difamação.

É sempre bom ter isso em mente: a produção e o compartilhamento de notícias falsas e boatos é crime no Brasil e as penas para esses crimes podem chegar a quase 3 anos.

O Artigo 138 do Código Penal, por exemplo, define que: “Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime” pode levar a uma pena de “detenção, de seis meses a dois anos”, além de multa. E que, na “mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga”.


CHIQUINHO ESCOBAR 11/04/2020

Missa da sexta-feira da Paixão e Via Sacra são transmitidas ao vivo pela Vale Fm, em meio a pandemia da nova COVID-19 e por isso o isolamento social para que não haja a propagação do novo coronavírus a igreja católica celebrou a missa da Sexta Feira da Paixão para toda a população por meio das ondas do rádio nesta sexta feira 10 de abril de 2020 e logo após a Santa Missa o Padre Miguel Junior e sua equipe percorreram algumas casas na cidade realizando a Via Sacra e claro dentro do que foi recomendado pelas autoridades de saúde pois a equipe manteve o distanciamento recomendado das pessoas eles também usaram máscaras usaram álcool em gel e com força e coragem realizaram a Via Sacra ele refizeram o caminho de Jesus até o Calvário; visitaram várias famílias em diferentes bairro da cidade eles foram na casa da dona Carmelita no bairro Capitão Mundoco, casa do senhor Isaías também no Capitão Mundoco, depois na rua do Fio na casa da dona Antonia, logo depois na casa da dona Amância no bairro Piçarra, na casa da dona Orminda bairro Piçarra  na casa do Josué no bairro vermelha, na casa da dona Maria do Gabriel no bairro de Fatima, na casa do senhor José Raimundo e dona Anísia também no bairro de Fátima, no bairro Santa Clara na casa do senhor Antônio Domingos, na casa do acólito Samuel também no bairro Santa Clara, no bairro Matias na casa do senhor Jurandir, na grota do feijão na casa da senhora Francisca Rosa , no centro estiveram na casa da dona Delfina Moura, logo após na casa do senhor Eurípedes Nogueira e dona Socorro e finalizando na casa do SENHOR José Bezerra e dona Socorro Dantas; o Padre Miguel Junior falou do sentimento de alegria ao ver as pessoas receberem eles em suas casas com todo os cuidados recomendados  abre aspas para o padre Miguel Junior  “Muita alegria... muitas pessoas gratas algo gratificante apesar do momento em que vivemos e o mais bonito foi ver a comunidade vivenciando participando daquele momento” fecha aspas para o padre Miguel Junior. A programação da Semana Santa segui hoje às 18:00 horas e amanhã às 8:00 da manhã com transmissão ao vivo da Radio Vale fm e do instagram e facebook da VALE FM.

CHIQUINHO ESCOBAR 10/04/2020

“Sentimento de amor ao próximo cada vez mais forte e intenso”. Foi essa a sensação constatada pelos apresentadores Chiquinho Escobar e Alcione Alves da VALE FM na tarde desta quinta-feira Santa por conta de entregas das duas toneladas de alimentos transformadas em cestas básicas doadas pelo cantor Wesley Safadão, os apresentadores relatam que  foi grande a emoção ao chegar em casas humildes ver a simplicidade das pessoas que mesmo em condições precárias e vivendo em situações difíceis onde falta tudo desde o mais simples ao mais necessário em casas com famílias a espera de um futuro melhor de condições dignas de viverem a plenitude de um bem estar; o apresentador Chiquinho Escobar falou “ontem mais uma vez pude constatar de perto o quão precisamos nos doar mais ainda ao próximo de estarmos mais presentes nas casas dos mais necessitados”, a apresentadora Alcione Alves descreveu o sentimento “Pude ver de perto a necessidade de várias famílias em Elesbão Veloso, pessoas que quase não tem o que comer, sinto-me honrada por ter participado desse momento é gratificante poder ajudar quem precisa”. Ver pessoas totalmente leigas a situação em que vivemos em que o mundo passa por conta dessa pandemia da COVID-19 olhar no rosto de crianças de jovens de adultos de idosos ver a real situação de suas vidas ver que as mesmas passam por tantas necessidades de coisas que pra muitos podem parecer supérfluas mas que pra elas essas famílias humildes é simplesmente o direito de ter um alimento na panela de poder dá um que comer pra seu filho e ontem elas receberam esse alimento ontem elas puderam ter novamente o sorriso no rosto e acordarem no dia seguinte com a certeza de que têm algo para colocar na panela e poderem dá pra seus filhos um café, um almoço e uma janta. Agradeço ao Jornalista Wrias Moura que por meio de suas amizades ao longo dos anos com diversas pessoas artistas e empresários pôde nesse momento de solidariedade fazer o uso das suas amizades e conseguir para sua cidade natal Elesbão Veloso essas duas toneladas de alimentos que mais ações como essas Wrias Moura possam se repetir. Agradeço a você por mais uma vez nos proporcionar momentos de alegrias de felicidade e o mais importante de paz no coração com o próximo. Mais uma vez obrigado Wesley Safadão o nosso povo de Elesbão Veloso no Piauí te agradece de coração em nome da Equipe da Vale Fm 88.9 Chiquinho Escobar e Alcione Alves.