CHIQUINHO ESCOBAR 21/03/2022

A vereadora Graciosa Carvalho na trigésima sétima sessão da câmara dos vereadores pediu ao poder executivo a construção de uma praça no bairro Grota do Feijão em Elesbão Veloso.

 

Segundo a Vereadora a praça é para da uma melhor qualidade de vida aos moradores daquele bairro e bairros vizinhos.

 

Graciosa Carvalho aproveitou o momento para lembrar que isso vai trazer entretenimento e lazer para todos.

CHIQUINHO ESCOBAR 19/03/2022

Falece nas primeiras horas da manhã deste sábado 19 de março de 2022 no hospital Santa Maria na capital Teresina o senhor José Vilarindo Cavalcante mais conhecido como Zé da Rosa.

 

Ele estava internado há algumas semanas e nos últimos dias o seu estado de saúde se agravou e ele acabou falecendo.

 

Seu Zé da Rosa como era popularmente conhecido foi vereador na cidade, ele era casado com Dona Rosa Moura ex prefeita de Elesbão, pai do vereador Fernando Moura, senhor Zé deixa três filhos, sete netos e muitos amigos.

Deixamos aqui os nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.

 

Nascimento 28/02/1942

Falecimento 19/03/2022

CHIQUINHO ESCOBAR 18/03/2022

Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira 17 de Março de 2022 a exoneração do Fisioterapeuta Tiêgo Coimbra do cargo de Diretor do Hospital Norberto Moura aqui na cidade de Elesbão Veloso, o profissional estava à frente da direção do Hospital há 4 anos, ele havia sido nomeado em 05 de abril de 2018.

Para a transição o governo do Estado designou o coordenador de Fisioterapia da Secretaria de Saúde Ítalo Osires Madeira Martins Ibiapina Queiroz, para responder interinamente como diretor do Hospital, e com efeitos a partir de 17 de março de 2022.

O governo sinaliza uma transição para uma nova gestão no Hospital Norberto Moura.

 

 

CHIQUINHO ESCOBAR 18/03/2022

Um homem ainda não identificado morador do bairro Santa Clara, sofreu um grave acidente no sábado dia 12 de março. O acidente ocorreu  na ladeira que dá acesso ao conjunto habitacional Biriquinha Coimbra no bairro Matias, ele caiu dentro de uma cratera que se abriu há duas semanas.

 

O local está mal sinalizado, o buraco está tomando quase que a totalidade da rua, restando apenas um pequeno espaço para passar motos e a noite a visibilidade fica menor, e também por falta de uma sinalização adequada ou até mesmo a interdição da rua, esse grave acidente aconteceu com esse homem que foi levado às pressas para Teresina com um enorme trauma na cabeça, chegando a ficar em coma segundo relatos de amigos próximos dele, o estado de saúde dele hoje está estável e o mesmo ainda não recuperou a memória.

 

A secretaria de Obras realizou  o fechamento da cratera dias após o  acidente.

CHIQUINHO ESCOBAR 18/03/2022

 Quando começou a batalha

 

A Câmara dos Vereadores de Elesbão Veloso, uma casa que é para cuidar do bem estar, da ordem e dos interesses do povo de Elesbão Veloso, foi palco de mais um capítulo de algo que se arrasta há mais de dois anos na cidade; que é o reajuste salarial dos professores, uma luta que se iniciou ainda em 2020 na gestão do ex prefeito José Ronaldo Gomes Barbosa quando na época não deu o reajuste de 12,84% a classe dos professores e mandou para a câmara uma proposta de pouco mais de 4%, e não foi aceita pelo sindicato da categoria que iniciou-se  ali uma grande batalha em busca de que se cumprisse a lei do piso salarial que há época era de 12,84%.

 

 Novo reajuste sem o primeiro ter sido pago

 

 

Passados dois anos o novo reajuste agora é de 33,24% determinado em lei pelo presidente da república em janeiro de 2022, isso seguindo a Lei 11.738 de 2008, que institui o piso, estabelece que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.

 

 Reunião fechada na câmara somente com cinco vereadores

 

Aconteceu na última sexta-feira feira dia 11 de março, às 10:00 da manhã , uma reunião um tanto quanto questionável no gabinete da presidência da câmara entre o prefeito Rafael Barbosa e cinco vereadores que são eles; Gonçalo Portela Moura (presidente), Cícero Marcos de Oliveira, Graciosa Carvalho, Evaldo Soares( o Veinho Suprino) e Marcos Tarcio, na oportunidade foi protocolado um documento enviado a câmara pelo próprio prefeito Rafael Barbosa e apreciado apenas pelos cinco vereadores e inclusive sobre orientação jurídica para os cinco vereadores que aprovaram esse projeto, sem que os outros quatro vereadores da casa tomassem conhecimento ou recebessem também uma orientação jurídica deste projeto enviado e levado pelo próprio Rafael Barbosa.

 

O suplente de vereador Paulo Ferreira de França explicou ao Grupo Vale de Comunicação que houve uma “interferência” do poder executivo sobre o poder legislativo municipal; Paulo França informa que o regimento interno da câmara municipal de Elesbão Veloso, no seu artigo Nº 135 diz; recebido qualquer proposição escrita será encaminhada ao presidente da câmara que determinará sua tramitação no prazo máximo de três dias observando o disposto neste capitulo, isso o que diz o artigo Nº 135 do regimento interno da câmara, porém o projeto chegou na câmara municipal na sexta feira dia 11 de março às 10:00 da manhã , foi lido em plenário às 18:00, mas o que diz o artigo 135 do regimento interno da câmara; nenhuma proposição poderá ser posta em  discursão sem que tenha sido incluída na rodem do dia regulamente publicada com antecedência mínima de 48 horas do início da sessão salvo dispositivo contrário da lei orgânica municipal.

 

A classe não teve oportunidade de discutir, Paulo França explica que com essa manobra o projeto será votado na próxima sessão, pois já foi lido na sessão do dia 11 de março e que já foi distribuído para as comissões, o SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO não teve acesso para que fosse debatido entre a categoria e analisado, o sindicato só ficou sabendo porque o mesmo foi lido no plenário, segundo o suplente de vereador Paulo França isso é ilegal, inconstitucional e que o a categoria vai tomar as providencias sobre isso.

 

 O interesse na manobra com os vereadores

 

O prefeito Rafael Barbosa quer com essa manobra que seja colocado em votação na próxima sessão o projeto de lei e como ele tem maioria dos vereadores na câmara ao todo são cinco vereadores; Gonçalo Portela Moura (presidente), Cícero Marcos de Oliveira, Graciosa Carvalho, Evaldo Soares (o Veinho Suprino) e Marcos Tarcio, para que esses votem de acordo com o interesse do prefeito Rafael Barbosa e não a favor dos professores.

 

Uma das professores que representa a categoria fala das perdas na mudança no plano de cargos e salários, um dos absurdo é que o reajuste dos salários será feito pelo índice da inflação e não mais pelo MEC, sendo que isso ainda está sendo tramitado em Brasília, mas pelo projeto de lei de Rafael Barbosa já será uma lei se for aprovado.

 

A professora Shirlayde Sousa ainda explicou que o prefeito queria colocar o reajuste de 33,24% mas atrelado a uma alteração no plano de cargos e salários, e que a lei entrasse em vigor na data de sua publicação com efeitos financeiros a janeiro de 2022, mas a presidente esclarece que o reajuste tem que ser dado em cima da lei do valor de 33,24% e não na lei que ele Rafael Barbosa propôs sem que a classe fosse comunicada.

 

 Exclusão dos demais vereadores

 

Vereadora Laíse usou o plenário da câmara para mostrar sua surpresa com a reunião dos cinco vereadores com o prefeito Rafael Barbosa.

 

Laíse Lima Verde falou: terá sido “uma grande coincidência? ” “Quando o projeto veio... que foto linda nas redes sociais, apenas o prefeito e a situação...então o discurso e muito bonito! O Discurso é lindo quando se falam que aqui dentro dessa casa, que aqui não estamos fazendo política...Foi coincidência o prefeito chegar aqui para protocolar e todos os vereadores da situação estarem presentes?

CHIQUINHO ESCOBAR 16/03/2022

Durante entrevista no programa Revista da Vale neste último domingo dia 13 de março de 2022, mais um capítulo da novela do reajuste dos profissionais da educação em Elesbão veio à tona, desta vez a professora Shirlayde Sousa presidente do sindicato trouxe para todos os detalhes de algumas tentativas do prefeito Rafael Barbosa e de seus assessores, a primeira é que Rafael Barbosa tentou não se sabe o porque uma conversa somente os dois e ainda por cima em Teresina, longe da sede do sindicato que é em Elesbão Veloso, Rafael Barbosa mandou uma mensagem para Shirlayde no dia 07 de março às 15:23 horas da tarde via whatssap, Rafael voltou a procurar a presidente na noite do dia 07 em Teresina às 19:03h perguntando se poderiam conversar em Teresina na quarta-feira dia 09.

 

A presidente Shirlayde Sousa disse que isso causou muita estranheza a ela, pois o sindicato é sediado em Elesbão e ele queria essa conversa com ela em Teresina, no dia 08 Rafael manda uma mensagem que queria conversar com ela para tratar sobre o reajuste dos professores, porém, Shiraleuyde falou que não conversaria com ele em Teresina sozinha, ela se surpreendeu quando chegou em Elesbão no dia 11 de março, pois foi questionada pelo assessor do prefeito.

 

 A tentativa de Golpe

 

Rafael colocou o reajuste atrelado a mudanças no plano de cargos e salários, e nesse momento entra o chefe de gabinete e o assessor do prefeito Rafael Barbosa que tentaram convencer para que a presidente assinasse um documento, mas ela sempre falou que não assinaria e só assinaria de acordo com a classe, Shirlayde fez a leitura do documento; “o tamanho da maldade... o tamanho do golpe que o excelentíssimo senhor Prefeito Rafael queria dá na classe” disse Shirlayde Sousa.

 

 O que dizia o documento?

 

No documento dizia que a presidente tinha participado do projeto que teria concordado com o projeto, por isso que o assessor e o chefe de gabinete queriam tanto que a mesma assinasse o documento o quanto antes sem fazer a devida apreciação do documento.

 

 Respeito a classe

 

Shirlayde finalizou dizendo que “se hoje ele é um advogado é por que ele teve professores que lhe orientasse para que ele chegasse neste posto hoje de Dr. foi porque ele teve professores”.

CHIQUINHO ESCOBAR 28/02/2022

Apesar da constante vinda a Elesbão Veloso, para visitas a família, dois dos líderes das oposições, Dr. Cleriston e Dr. Hyarles, resolveram nessa última vinda a cidade abrir agenda também para visitar elesbonenses e realizar o tradicional jogo que antes da pandemia era realizado anualmente pelos dois, junto com primos e amigos.

 

Médicos elesbonenses Cleriston Mora e Hyarles Moura juntos com amigos em jogo de confraternização no Clube Recreativo Elesbonense

 

Na agenda também teve um almoço na propriedade do senhor Evilázio e dona Lucidinha, que recepcionaram os irmãos juntamente com o ex-vice-prefeito Tufy Holanda, a Vereadora Elizete Holanda, os líderes políticos da cidade de Regeneração e de Aroazes, também esteve presente ao momento o ex-vice-prefeito da cidade de Aroazes e a vereadora da cidade de Regeneração a senhora Gabriela Nunes (PL), na ocasião do almoço, as lideranças analisaram o cenário político estadual.

 

Médicos elesbonenses Cleriston Mora e Hyarles Moura juntos a demais lideranças políticas da oposição em almoço

 

Na parte da tarde, Dr. Cleriston Moura e Dr. Hyarles Moura, foram convidados pelo ex-juiz da Comarca de Elesbão Veloso o Dr. Vagner Linhares, que os recebeu em sua belíssima fazenda Linhares e lhes apresentou toda a fazenda, que tem mais 3 mil hectares, o mesmo é um dos maiores produtores de banana do Estado do Piauí.

 

Médicos elesbonenses Cleriston Mora e Hyarles Moura juntos a demais lideranças políticas da oposição em visita a fazenda Linhares

de propriedade de Dr. Vagner Linhares

 

Ainda visitaram a fazenda do ex-prefeito de Elesbão Veloso Dr. Dezinho Moura, que recebeu a todos, que puderam conhecer um pouco mais de toda a estrutura da fazenda, a qual conta com a experiência de Dr. Dezinho Moura, que se dedica muito também ao agronegócio.

 

Dr. Hyarles Moura, que também é um produtor rural, observou toda a dinâmica de uma grande fazenda que escoa sua produção para capital Teresina.

 

Eles finalizaram a agenda do dia visitando a matriarca da família, sua vó dona Delfina Moura, que os abençoaram juntamente com as suas famílias.

 

Dr. Cleriston Mora e seus filhos ao lado matriarca da família, sua vó dona Delfina Moura

 

Dr. Hyarles trabalha todo final de semana em seu consultório em Elesbão Veloso, onde atende os elesbonenses há mais de 25 anos.

 

Já Dr. Cleriston visita a cidade pelo menos 1ª vez por mês, porém diariamente em Teresina, presta serviço à população de Elesbão Veloso, ajudando aos munícipes com atendimentos médicos e de primeiros socorros às famílias que tem parentes acometidos por problemas graves de saúde e que dão entrada no HUT, além de ter transformado a maternidade de Timon no maior nascedouro de elesbonenses, já que o Hospital Estadual Norberto Moura há décadas não oferece estrutura adequada para que os elesbonenses consigam nascer no município.

 

Muitas lideranças de oposição estiveram com eles e pedem que os mesmos abracem a causa defendida pelo grupo em definitivo e liderem o grupo para uma história política mais longa. Quando questionados sobre o cenário da política local, ainda durante a visita, os dois desconversam e não estendem muito o assunto.

 

Médicos elesbonenses Cleriston Mora e Hyarles Moura juntos a demais lideranças políticas da oposição em almoço

 

“Nós sempre contribuiremos para a cidade, independente de política. Porém, primeiro a população precisa tomar a decisão política de querer mudar os rumos da cidade” disse Dr. Cleriston a nossa reportagem.

 

“Importante dizer que Independente de poder político, Estaremos sempre ao lado da população, sempre foi assim, desde que nós formamos”, finalizou Hyarles Moura.

 

Confira alguns momentos do jogo:

 

 

CHIQUINHO ESCOBAR 08/02/2022

A noite desta terça-feira 08 de fevereiro de 2022, vai complicada em Elesbão Veloso, pois parte da cidade está enfrentando falta energia elétrica.

 

 

Devido a falha no sistema de fornecimento de energia elétrica, alguns bairros estão sem o fornecimento d'água, fato que ocasiona um verdadeiro caos para os elesbonenses, que residem nos bairros afetados pela problemática.

 

 

Em alguns pontos do município o problema iniciou no momento em que os trabalhadores (as) estavam retornando do trabalho para suas residências, e infelizmente ao chegarem se depararam com o problema.

 

 

Parte de Elesbão Veloso está sem energia elétrica nesta terça-feira 08 de fevereiro de 2022

 

 

O jornalismo do Grupo Vale de Comunicação,  já recebeu alguns relatos de moradores afetados pelo problema, os quais os munícipes alegam terem aparelhos eletroeletrônicos de suas residências queimados, devido as oscilações na energia elétrica. Além de uma série de outras reclaclamaçoes que vão desde donas de casas com afazeres domésticos comprometidos, idosos acamados que precisam de cuidados, que dependem do fornecimento de energia elétrica para serem realizados, dentre outros.

 

 

Não teve chuva na  cidade e não há registro de qualquer outro problema visível que possa ter vindo a ocasionado essa falta de energia, que está causando inúmeros transtornos aos elesbonenses neste fim de terça-feira.

 

 

Ate o momento da elaboração desta matéria a Equatorial - PI, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica para as resistências elesbonenses não se manifestou sobre o que está ocasionado o problema.

CHIQUINHO ESCOBAR 28/01/2022

O jovem jogador Mateus Pereira, conhecido como “Jatobá” foi contado pelo clube poliesportivo brasileiro Ceará Sporting Club, instituição esportiva sediada em Fortaleza, na Região Nordeste do Brasil.

 

Mateus Pereira agora é jogador profissional do clube.

 

Ele passou nas peneiras da escolinha de Futebol do “Chico Doido”, escolinha de futebol da cidade de Valença do Piauí.

 

Parabéns e boa sorte ao jogador.

CHIQUINHO ESCOBAR 25/01/2022

A obra de construção do reservatório no bairro Piçarra, continua em andamento, nesta manhã de terça-feira 25 de janeiro de 2022, chegou a primeira carga de material, que será usada na segunda etapa de construção do reservatório e do poço tubular.

 

O jornalismo do Grupo Vale de Comunicação - GVC, esteve em contato com o assessor de imprensa da AGESPISA, o senhor Salomão, o mesmo nos explicou como funcionará toda a logística da obra na cidade de Elesbão Veloso.

 

Ele informa que a obra foi dividida em duas etapas.

 

A primeira etapa era a perfuração de um poço tubular, que já foi executada", o poço está perfurado e ainda não foi interligado por conta do atraso na ligação da energia feita pela Equatorial para acionar a bomba, essa ligação foi feita na última sexta feira dia 21 de janeiro".

 

A notícia é de que essa semana, será feito uma operação chamada de "bay passe", para jogar o poço direto na rede de abastecimento e com isso melhorar o fornecimento, com a força da água já do novo poço na tubulação.

 

O assessor continuou a explicação, e informou que a segunda parte da obra é a construção do reservatório a chamada "caixa d'água". Segundo ele está sendo feito o projeto estrutural e o projeto executivo do reservatório, quando esse reservatório estiver pronto, tira-se a ligação da água direto da rua e joga no reservatório.

 

Portanto a rigor, a obra não está parada, informa o assessor de impressa da AGESPISA, senhor Salomão.

 

Vale ressaltar que, a obra foi conseguida por intermédio dos líderes políticos da oposição, por meio de um trabalho realizado em conjunto, os líderes políticos conseguiram a emenda necessária para a realização da obra com o Deputado Federal Merlong Solano (PT). O trabalho foi realizado como o objetivo de buscar dar uma solução definitiva para o problema de falha no abastecimento de água do bairro Piçarra e de outros bairros do município.

 

Momento da chegada da 1ª carga de material, que será usado na segunda etapa de construção do reservatório e do poço tubular no bairro Piçarra: