CLÁUDIA PATRICIA 10/09/2021

Cicinato Mudo ou agora conhecido como Véi do Gado (eu a chamo véi do saco rsrsrsrsrs) com mais de sessenta anos de idade, foi o convidado de hoje (10/09), no Espaço do Vaqueiro.

 

 

Já está virando tradição as sextas-feiras a vaqueirama se reunir no pé do rádio pra ouvir os causos e as músicas de vaquejada.

 

 

Hoje o encontro foi com o vaqueiro Cicinato, o Véi do gado, durante o encontro o mesmo recordou as perguntas feitas sobre o seu tempo de juventude e suas andança com amigos, inclusive com aqueles que já partiram desse plano terrestre. Ao contar sua história, o vaqueiro disse que iniciou na vaquejada com 12 anos, o Véi se emocionou e dos olhos lágrimas rolaram, trazendo assim o sentimento que o vaqueiro guarda dentro do peito.

 

 

Hoje na lida com a doma de cavalos, sendo esta feita de forma diferente como diz ele. “Eu não uso da violência, aprendi que se a gente falar o animal entende, hoje eu converso com eles".

 

 

Ao ser questionando sobre até quando pretende continuar com suas tarefas ele afirma que quer continuar na vida de gado pelo menos até os 90 anos.

 

 

 "Me sinto muito feliz por fazer o que gosto, trabalho de segunda a segunda, mas faço o que eu amo." Completou ele.

 

 

Agradeço a presença honrosa desse grande Vaqueiro ao programa Manhã da Vale.

 

 

CLÁUDIA PATRICIA 09/09/2021

Após uma longa paralização na realização de eventos com a presença de público, a possível volta deste importante setor da econômica está gerando uma grande alegria e um serie de dúvidas nos produtores de eventos. Falando sobre isto e outros assuntos, o produtor cultural elesbonense Bruno Samuel cedeu uma entrevista a apresentadora do Grupo Vale de Comunicação, Cláudia Patrícia, na qual o produtor cultural deu sua opinião sobre a volta dos eventos presenciais em nosso município.

 

 

Segundo o produtor a sua expectativa é a melhor possível, porem segundo ele área a qual atua em nosso município, ainda não foi informada de forma oficial, seja ela por meio de nota, ou algum outro tipo comunicado, o qual informe quando e como esta possível volta possa acontecer.

 

 

Bruno Samuel destacou que com o avanço da campanha de imunização, isto deixa os produtores mais felizes e seguros de que brevemente poderão voltar a produzir eventos populares.

 

 

O produtor ainda destacou que falta por parte dos setores competentes uma melhor comunicação e uma instrução, a qual diga de forma segura e correta, como e quando será a volta deste tipo de evento em nosso município, tendo em vista que este foi um dos primeiros setores da economia a parar e aparentemente será um dos últimos a voltar a atuar.

 

 

Finalizando a sua fala ao GVC, o produtor destacou que o importante e torcer e se preparar que logo o setor estará voltando atuar e produzir eventos e assim garantir os profissionais que atuam na área possam trabalhar com segurança e assim possam garantir a sua geração renda e o sustento das suas famílias.

 

 

Acompanhem a fala do produtor cultural ao GVC:

 

 

CLÁUDIA PATRICIA 06/09/2021

Nivaldo José iniciou seus trabalhos em um bar e lanchonete da cidade, O bar do Riba, onde fazia atendimento ao público, passando dois anos e logo em seguida foi convidado a ingressar em uma das maiores empresas do nordeste ( Paraíba) e desde então sua visão de futuro começou a ter novos focos.

 

 

"Eu fazia cobrança, e as vezes chegava nas casas das pessoas e notava muitos acamados, não conseguiam andar, e eu me perguntava, como a pessoa não anda? O que pode ser feito? Então passei a me interessar pela fisioterapia, fiz umas pesquisas pra saber como funcionava e daí resolvi que queria estudar pra isso". Afirmou Nivaldo

 

 

Saindo do interior a vida não foi nada fácil na capital, trabalhar e estudar exige muita determinação, mas sempre com o objetivo de alcançar melhorias pra si e principalmente pra sua família, ele não desistiu do sonho, e hoje está prestes a concluir o seu tão sonhado curso. Nivaldo no momento está fazendo um estágio no setor de queimados do hospital HUT em Teresina, e durante a entrevista cedida ao Vale Notícias Segunda Edição, pôde-se notar tamanha emoção vendo-o falar sobre sua trajetória.

 

 

O futuro fisioterapeuta falou de sua felicidade em estar de alguma maneira incentivando jovens a seguirem seu exemplo, mostrando que mesmo sem as condições financeiras favoráveis é possível correr atrás de seus objetivos.

 

 

"Eu fico feliz por ser um exemplo pra os jovens, a família é a base de tudo, e  que eles continuem estudando, a Educação salva vidas". Finalizou. 

 

 

 

Desejo um mundo de sucesso Nivaldo, que você tenha um futuro brilhante.

CLÁUDIA PATRICIA 31/08/2021

Ao vaqueiro elesbonense, uma singela homenagem por sua colaboração ao desenvolvimento e preservação de nossa cultura  .

Um dos quadros do programa Manhã da Vale apresentado por Cláudia Patricia,  vem trazendo para mais próximo do seu público os relatos daqueles que dedicam suas vidas ao amor pelo gado e demais animais existentes na fazenda.

O vaqueiro e ´ um símbolo de cultura que ainda resiste em nosso município, e o “ Espaço do Vaqueiro “ foi idealizado para que esses homens e algumas de nossas mulheres pudessem ser lembrados e ouvidos. Sendo um dos momentos mais aguardado pelo publico, acontecendo as sextas feira, a partir das 11:00 da manhã , o quadro vem despertando emoções em  seus convidados e em seu publico.

O convidado da ultima sexta ( 27/08) foi Galdêncio Leão , um dos mais respeitados vaqueiros da região, o mesmo falou sobre sua origem que é da cidade de Pimenteiras, vindo pra Elesbão ainda jovem e aqui constituindo família, na qual tem filhos e netos.

Aos 66 anos de idade seu Galdêncio falou sobre sua lida, e se emocionou ao relatar sobre um  acidente sofrido no campo, diz que já não tem  a mesma vivacidade de outrora , mas que continua com a mesma paixão pelo que faz:

“ já estou com essa idade, tem coisas que não faço mais, como correr no campo , mais ainda faço minhas montarias, e e´ um grande prazer , e sou muito feliz porque meu filho aprendeu e segue comigo a mesma profissão.” Disse

CLÁUDIA PATRICIA 19/08/2021

Em contato com o  presidente do diretório municipal do PT senhor Alexandre Elias , o mesmo nos relatou sobre os projetos e adesões que foram ou serão realizadas na cidade. Um outro ponto foi a visita do ex presidente Lula ao Estado.

“ Em breve será inauguração do espaço cidadão, que irá prestar vários serviços aos elesbonenses e cidades vizinhas, expedir documentos e outros serviços sociais, um dos projetos através do Deputado Franzé Silva.” Disse Alexandre 

“E também uma emenda parlamentar do Deputado Federal Merlong Solano no valor de 800.000,00 oitocentos mil reais, a emenda do Deputado Merlong Solano é para melhorar o abastecimento de água do município, o dinheiro já está na conta,    falta só o processo licitatório.”

Sobre a procura por adesão ao partido o Presidente declarou:

 “Agora teve adesão de mais 10 novos filiados, um aumento significativo para que Partido se fortaleça e possa conseguir mais investimento para o município”.

Quanto a visita do ex  presidente Lula, Alexandre participou de uma live,  onde Lula falou aos membros petistas.

“Lula está com movimentos sociais, grupos indígenas, quilombolas e todos os movimento que o PT ajudou no período de governo, acho que o partido tem como reverter essa situação que estamos”.

Agora temos um meio de unir mais ainda os companheiros,  “o PT  ta on” é a nossa rede social pra que haja uma comunicação  com todos os militantes do pais inteiro , para fortalecer o movimento. Finalizou Alexandre Elias

CLÁUDIA PATRICIA 17/08/2021

Como sabemos a prática de atividade física é essencial para o bom funcionamento do corpo e equilíbrio da mente.

 

Muitas pessoas optam por atividades ao ar livre , como caminhadas, andar de bicicleta, jogar futebol e etc. Enquanto que outros aproveitam as academias publicas, mas para que usem, as mesmas precisam estar aptas a receber seu público.

 

 

Ao visitar as duas academias publicas da cidade, observa-se que as mesmas estão em péssimo estado,  funcionando parcialmente, e alguns equipamentos estão quebrados, enferrujados e precisam de manutenção ou até mesmo de uma troca, pois estão danificados e podem acabar prejudicando a saúde de seus frequentadores.

 

 

 

O público frequentador permanece principalmente no período da tarde, a noite as crianças aproveitam alguns dos brinquedos disponíveis (outros estão quebrados ou isolados)  na academia Francisco Rodolfo Bezerra da Silva. 

 

 

De acordo com a educadora física Lucimar Pinheiro, as academias trazem muitos benefícios para seus frequentadores. “Mais o ideal é que tenha o profissional por perto para orientar as pessoas a fazerem as atividades corretamente, importante também a manutenção dos equipamentos, pois não adianta ter equipamentos e a população não saber como usar, também e´  importante a  orientação sobre os melhores horários para as práticas , o ideal é que seja na parte da tarde, pois a pessoa precisa estar bem alimentada para praticar atividades físicas, quanto a alimentação deve consumir alimento saudáveis”. Disse

 

Sobre o uso coletivo dos aparelhos ela mencionou os devidos cuidados a serem seguidos: “O uso da mascara é essencial, higienizar os aparelhos antes e depois de usar , evitar a aglomeração, e seguir todas as recomendações dos órgãos competentes”. Finalizou Lucimar Pinheiro

CLÁUDIA PATRICIA 13/08/2021

As representantes da loja Charme Pink estiveram no programa Vale Notícias Segunda Edição no quadro (Mulheres Empoderadas) na noite de quarta-feira (11/08/2021). As mesmas comentaram sobre a felicidade de estarem desenvolvendo um projeto do qual se orgulham, a loja já tem 3 anos de existência e um público fiel em Elesbão bem como nas cidades da microrregião valenciana. 

 

Gerlane Sousa apostou no segmento de roupas, Charme Pink teve inicio  em um dos quartos de sua casa, com o sucesso em vendas e a sugestão de uma amiga , veio a ideia de abrir a loja física. 

 

“Os desafios e dificuldades foram muitos, mas aos poucos estão sendo superados, graças a Deus”, afirmaram.

 

Gerlane  Silva e Elane Sousa destacaram que durante a pandemia houveram e ainda há alguns desafios, como a venda online e o fato de se adequarem para o novo formato de negócio, mas que estão buscando cada vez mais o aperfeiçoamento.

 

Mesmo com as vendas acontecendo nas lojas físicas e online, as empreendedoras investem em outras cidades da microrregião, como Francinópolis, Varzea Grande, dentre outras.

 

Ao final da participação ambas agradeceram ao publico pelas receptividade para com o projeto.

CLÁUDIA PATRICIA 12/08/2021

GRUJOBASC o encanto não acabou

 

 

Aos onze dias do mês de agosto de mil novecentos e noventa e seis (1996)  reuniram – se um grupo composto por 12 jovens, com ideais e objetivos futuristas no que diz respeito a cultura.

 

 

Tendo então início os trabalhos do Grupo de Jovens do Bairro Santa Clara – GRUJOBASC .

 

 

Grupo criado com o objetivo de desenvolver projetos culturais agregando jovens, onde estes podiam desenvolver suas habilidades em diversas áreas como: Dança (destacando as Quadrilhas Juninas), futebol, teatro entre outros, e levando o nome do bairro além dos limites geográficos da cidade.

 

 

É notório que aqueles que tiveram a oportunidade de participar dos trabalhos sentem até hoje a mudança em suas vidas, grandes momentos e aprendizados para uma boa convivência familiar e social.

 

 

 

 

Alguns dos seus “filhos” hoje continuam seguindo na carreira artística, fazendo desta sua profissão, temos os conhecidos professores de dança Clarice Paz, Dgilvan Paz e Karla Daniele, que seguem em atividades diárias, fazendo do trabalho um momento de lazer com suas turmas de dança, onde o alto astral e a descontração estão presentes.

 

 

Ainda pode-se notar a continuidade desse legado, no grupo “Reflexo do amanhã”, mostrando que apesar de todas as dificuldades a resistência Grujobascense permanece ao longo desses 25 anos.

 

 


 

 

E esta que aqui escreve toma a liberdade de dizer “que esse foi sem dúvida o momento mais importante de aprendizado como pessoa, que gostaria que os meus filhos e netos, bem como toda uma geração seguinte, tivessem em sua vida a oportunidade que tive outrora”.

 

 

Que seja assim, a cultura viva dentro de cada um, o amor pela arte presente em cada ensaio, em cada apresentação, em cada momento de recordação, em cada foto, em cada lembrança. Aos nossos artistas que trazem alegria e ensinamento, feliz dia Grujobascenses, Feliz dia GRUJOBASC.

CLÁUDIA PATRICIA 10/08/2021

Durante entrevista cedida nesta segunda feira – 09 de agosto de 2021, a Diretora da Unidade Escolar Santa Genoveva, Jacinta Maria, falou a respeito da volta as aulas de forma presencial na referida unidade.

 

Com início do segundo semestre desde o dia 26 de julho, quando perguntada sobre as dificuldades encontrada no que diz respeito a esse retorno, a Diretora nos relatou: “E um momento muito difícil, mais tínhamos que retornar, estamos tomando todos os cuidados, uso de máscara, de álcool em gel, medimos a temperatura dos alunos e tem também o distanciamento social, enfim, estamos seguindo as orientações dos órgãos competentes”.

 

A família pôde escolher entre continuar com as aulas online ou mudar para o presencial. Tivemos algumas modificações, entre elas, mudanças de horário, não temos mais o intervalo recreio) mas nossos alunos receberam bem a nova maneira que a escola adotou.

 

Pátio da Unidade Escolar Santa Genoveva

 

Pedi aos professores que foquem na leitura e escrita, porque em 2020 os alunos perderam muito, todos ficaram muito apreensivos com a doença.

 

E ao final da entrevista a professora disse a seguinte mensagem: Viva o hoje, aproveite o hoje, porque a gente vive sem saber o que vai acontecer amanhã e que em 2022 nós busquemos cada vez mais melhorias.

 

Acompanhe a entrevista completa:

 

CLÁUDIA PATRICIA 25/06/2021

Na manhã desta sexta-feira 25/06, a ex-prefeita de Elesbão Veloso, Sra. Rosa Maria Portela Moura Cavalcante “Rosa Moura”, que administrou o município nos de 1997 a 2000, sendo a primeira e única Prefeita do município.

 

Rosa Moura explicou a sensação de ter sido até agora a única mulher a administrar o município. Segundo a ex-gestora municipal a sensação é de gratidão por ter sido acolhida juntamente com a ex-vice-prefeita Maria da Cruz, para comandar o destino do povo elesbonense no prédio de 04 anos. E que ao fim de seu mandato a mesma ficou com a sensação de dever cumprido. 

 

Na opinião da ex-gestora municipal em sua época era muito difícil administrar o município, pois a cidade só tinha uma única fonte de renda, o fundo de participação, mas que mesmo assim a então gestora procurou administrar bem os recursos municipais e trouxe ao município o polo da UESPI – Universidade Estadual do Piauí e regularizo o abastecimento de água do município a época. Também citou como fatores importantes de sua administração a realização de concurso público, a construção da obra da entrada da cidade e eletrificação rural em povoados município. Para Rosa estes dentre outros feitos foram marcantes em sua administração.

 

Sobre ter trazido ao município, o polo da Universidade Estadual do Piauí, fator que ajudou não só, a muitos elesbonense terem o seu curso superior, mas também a muitos pessoas de toda a microrregião, que vinham estudar no município. Rosa Moura disse que, se sente triste com o que aconteceu. “Foi difícil trazer o polo para Elesbão Veloso, sendo sempre discriminada pela regional de Valença, mas graças a Deus com toda a dificuldade, mas consegui trazer e de repente a gente ver um gestor assinar o fechamento do polo”. O que no seu entendimento tirou a oportunidade de muitos estudantes elesbonense de estudarem em sua cidade.

 

Segundo a gestora foi marcante saber que muitos professores da época que precisavam se qualificar, se não perderiam o emprego conseguiram devido ao polo e hoje estão sendo valorizados devido a isso.

 

A única prefeita do município também relembrou como sendo outro fator marcante de sua gestão concurso público como, realizado em sua gestão, pois proporcionou a muitos elesbonenses um emprego com segurança e recebendo o valor financeiro correto a atividade que desempenha.

 

Sobre a obra da entrada da cidade, a ex-gestora afirmou que se sente feliz por tela realizado, pois ajudou a salvar muitas vidas de elesbonense que trafegam pelo local.

 

“Eu suei batalhei e quando a gente é um gestor, você tem que pensar bem, que por trás de você tem o povo que lhe botou lá, não é só quem votou em você, é o município inteiro, você tem que ver com bons olhos tanto a cidade com o interior” afirmou Rosa Moura.

 

Sobre a saúde no município, a prefeita disse que fez de tudo para dar a população uma saúde de qualidade, inclusive pagando cirurgias, que não eram cobertas pelo SUS – Sistema Único de Saúde. “A gente só sabe quando a pessoa sabe administrar tem pouco dinheiro, quando tem muito dinheiro qualquer pessoa administra” disse a prefeita.

 

Sobre sua entrada da política Rosa Moura explicou, que vem de uma família tradicional na política elesbonense e que seu pai sempre a solicitava para que ela fosse candidata e ela não aceitava até que chegou um momento em que seu pai faleceu e devido a isso ela decidiu aceitar a candidatura e se candidatou-se a vencedora. Segundo Rosa seu maior incentivo é nato está no sangue e que aprendeu com seu pai o Sr. Norberto Moura.

 

No entendimento da ex-gestora municipal a questão do ingresso da mulher na política é querer, pois para ela, querer é poder. A política hoje é difícil, mas a mulher tem espaço nacional, estadual e municipal. E que incentiva a mulher elesbonense a ingressar na política fazer parte da corrente. E que acredita que a mudança pode vir sim de uma mulher. E que nunca sentiu dificuldade de administrar o município por mulher.

 

A ex-gestora municipal, é uma professora concursada aposentada, pediu ao atual gestor, que olhe com bons olhos a classe dos professores.

 

Ao final da entrevista a Sra. Rosa Moura, disse aos elesbonense que não se vê como uma líder política. Mas sim como uma pessoa que tem um carinho e o reconhecimento do povo pelo seu trabalho prestado juntamente com seu filho, o atual vereador elesbonense Fernando Moura, que vem sendo reeleito, e isso para ela é gratificante e significa que o povo reconhece e que quer a continuidade do seu trabalho no município.

 

Acompanhe a íntegra da entrevista da ex-prefeita de Elesbão Veloso, Sra. Rosa Maria Portela Moura Cavalcante “Rosa Moura”, ao Grupo Vale de Comunicação: