CLÁUDIA PATRICIA
Ex-prefeita Rosa Moura fala a Vale FM sobre sua trajetória política no município 25/06/2021

Na manhã desta sexta-feira 25/06, a ex-prefeita de Elesbão Veloso, Sra. Rosa Maria Portela Moura Cavalcante “Rosa Moura”, que administrou o município nos de 1997 a 2000, sendo a primeira e única Prefeita do município.

 

Rosa Moura explicou a sensação de ter sido até agora a única mulher a administrar o município. Segundo a ex-gestora municipal a sensação é de gratidão por ter sido acolhida juntamente com a ex-vice-prefeita Maria da Cruz, para comandar o destino do povo elesbonense no prédio de 04 anos. E que ao fim de seu mandato a mesma ficou com a sensação de dever cumprido. 

 

Na opinião da ex-gestora municipal em sua época era muito difícil administrar o município, pois a cidade só tinha uma única fonte de renda, o fundo de participação, mas que mesmo assim a então gestora procurou administrar bem os recursos municipais e trouxe ao município o polo da UESPI – Universidade Estadual do Piauí e regularizo o abastecimento de água do município a época. Também citou como fatores importantes de sua administração a realização de concurso público, a construção da obra da entrada da cidade e eletrificação rural em povoados município. Para Rosa estes dentre outros feitos foram marcantes em sua administração.

 

Sobre ter trazido ao município, o polo da Universidade Estadual do Piauí, fator que ajudou não só, a muitos elesbonense terem o seu curso superior, mas também a muitos pessoas de toda a microrregião, que vinham estudar no município. Rosa Moura disse que, se sente triste com o que aconteceu. “Foi difícil trazer o polo para Elesbão Veloso, sendo sempre discriminada pela regional de Valença, mas graças a Deus com toda a dificuldade, mas consegui trazer e de repente a gente ver um gestor assinar o fechamento do polo”. O que no seu entendimento tirou a oportunidade de muitos estudantes elesbonense de estudarem em sua cidade.

 

Segundo a gestora foi marcante saber que muitos professores da época que precisavam se qualificar, se não perderiam o emprego conseguiram devido ao polo e hoje estão sendo valorizados devido a isso.

 

A única prefeita do município também relembrou como sendo outro fator marcante de sua gestão concurso público como, realizado em sua gestão, pois proporcionou a muitos elesbonenses um emprego com segurança e recebendo o valor financeiro correto a atividade que desempenha.

 

Sobre a obra da entrada da cidade, a ex-gestora afirmou que se sente feliz por tela realizado, pois ajudou a salvar muitas vidas de elesbonense que trafegam pelo local.

 

“Eu suei batalhei e quando a gente é um gestor, você tem que pensar bem, que por trás de você tem o povo que lhe botou lá, não é só quem votou em você, é o município inteiro, você tem que ver com bons olhos tanto a cidade com o interior” afirmou Rosa Moura.

 

Sobre a saúde no município, a prefeita disse que fez de tudo para dar a população uma saúde de qualidade, inclusive pagando cirurgias, que não eram cobertas pelo SUS – Sistema Único de Saúde. “A gente só sabe quando a pessoa sabe administrar tem pouco dinheiro, quando tem muito dinheiro qualquer pessoa administra” disse a prefeita.

 

Sobre sua entrada da política Rosa Moura explicou, que vem de uma família tradicional na política elesbonense e que seu pai sempre a solicitava para que ela fosse candidata e ela não aceitava até que chegou um momento em que seu pai faleceu e devido a isso ela decidiu aceitar a candidatura e se candidatou-se a vencedora. Segundo Rosa seu maior incentivo é nato está no sangue e que aprendeu com seu pai o Sr. Norberto Moura.

 

No entendimento da ex-gestora municipal a questão do ingresso da mulher na política é querer, pois para ela, querer é poder. A política hoje é difícil, mas a mulher tem espaço nacional, estadual e municipal. E que incentiva a mulher elesbonense a ingressar na política fazer parte da corrente. E que acredita que a mudança pode vir sim de uma mulher. E que nunca sentiu dificuldade de administrar o município por mulher.

 

A ex-gestora municipal, é uma professora concursada aposentada, pediu ao atual gestor, que olhe com bons olhos a classe dos professores.

 

Ao final da entrevista a Sra. Rosa Moura, disse aos elesbonense que não se vê como uma líder política. Mas sim como uma pessoa que tem um carinho e o reconhecimento do povo pelo seu trabalho prestado juntamente com seu filho, o atual vereador elesbonense Fernando Moura, que vem sendo reeleito, e isso para ela é gratificante e significa que o povo reconhece e que quer a continuidade do seu trabalho no município.

 

Acompanhe a íntegra da entrevista da ex-prefeita de Elesbão Veloso, Sra. Rosa Maria Portela Moura Cavalcante “Rosa Moura”, ao Grupo Vale de Comunicação: