CLÁUDIA PATRICIA
Surto de gripe: veja 8 remédios caseiros para melhorar mais rápido 03/01/2022

 

Os remédios caseiros para gripe incluem alimentos ricos em vitamina C e plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias. Os casos de gripe provocados pelo vírus influenza aumentaram nos últimos dois meses, causando surtos em alguns estados brasileiros. A maior circulação do vírus trouxe uma preocupação adicional às pessoas, tendo em vista que alguns sintomas coincidem com os da Covid-19.

 

A taxa de letalidade da gripe, entretanto, é muito mais baixa do que a da infecção provocada pelo coronavírus. No entanto, nos primeiros dias, os sintomas da influenza – coriza, dor de cabeça, dor de garganta, febre e tosse – costumam vir fortes e provocar grande incômodo.

 

Os remédios caseiros para gripe incluem alimentos ricos em vitamina C e plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a combater os sintomas. Também é recomendado que as pessoas com o diagnóstico bebam bastante água para fluidificar as secreções e comam alimentos mais pastosos para não irritar a garganta.

 

Os remédios caseiros para gripe não substituem o tratamento prescrito pelo médico, mas ajudam a melhorar a imunidade e, desta maneira, possibilitam uma recuperação mais rápida.

 

Veja 8 remédios caseiros indicados para uma recuperação mais rápida:

 

1. Suco de laranja com limão e própolis

 

Esse suco é rico em vitamina C e ajuda a estimular a imunidade. Para fazer o suco, basta espremer duas laranjas e um limão e usar mel para adoçar. No final, adicione duas gotas de extrato de própolis.

 

2. Chá de gengibre com limão

 

Esse chá, além de ser rico em vitamina C, é anti-inflamatório e, para fazer, basta colocar 1 cm de gengibre em 1 copo de água e ferver. Em seguida, adicione algumas gotas de limão.

 

3. Suco de acerola

 

Assim como a laranja e o limão, a acerola é rica em vitamina C, o que estimula o bom funcionamento das células de defesa do corpo. Para fazer o suco de acerola é preciso colocar no liquidificador 1 copo de acerolas com água e bater bem. Em seguida, coar, adoçar com mel e beber logo depois.

 

4. Suco de maçã com mel

 

Esse suco é um ótimo expectorante, ajudando a eliminar as secreções que são produzidas e acumuladas durante a gripe. Para isso, é preciso misturar no liquidificador duas maçãs, um copo de água e 1/2 limão. Depois coar, adoçar com mel e beber.

 

5. Xarope de alho

 

O alho possui propriedades contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Para fazer o chá, é recomendado ferver 150 ml de água e acrescentar 200 g de açúcar. Em seguida, adicionar aos poucos 80 g de alhos amassados e ferver por 10 minutos. Por fim, coar e tomar duas colheres por dia.

 

6. Chá de pulmonária

 

Assim como o suco de maçã com mel, o chá de pulmonária tem propriedade expectorante, ajudando a liberar a secreção produzida durante a gripe. Esse chá pode ser preparado colocando uma colher de sopa de folhas secas de pulmonária em uma xícara de água fervente. A bebida deve ser coada e tomada ainda morna.

 

7. Suco de caju

 

O caju também é uma das frutas que são ricas em vitamina C e, por isso, também é considerado uma ótima opção para combater a gripe. Para fazer o suco, basta colocar no liquidificador sete cajus com dois copos de água e adoçar com mel.

 

8. Bebida quente para gripe

 

Outra boa receita contra a gripe mistura gengibre, anis estrelado e canela e deve ser bebida quente para fluidificar as vias respiratórias. Para fazê-la, basta ferver 300 ml de leite, quatro rodelas finas de raiz de gengibre, uma colher de chá de anis estrelado e um pau de canela.

 

Quando o leite começar a borbulhar, deve-se esperar mais 2 minutos para desligar o fogo.

 

A mistura deve ser adoçada com mel e ingerida morna antes de dormir.