M. WILLIAM 23/06/2020

Vereador Paulo França do partido liberal "PL", de Elesbão Veloso juntamente com vereador Pinto Moura do partido dos trabalhadores "PT" cobra adoção das providências por parte da prefeitura municipal de Elesbão Veloso bem como da secretaria de saúde de Elesbão Veloso.

 


No sentido de adotar uma melhor estrutura para o atendimento da população, ofertando o transporte para os pacientes que necessitam de atendimento aqui no município ou que tenham de se deslocar para  outras cidades circunvizinhas para que assim possam ter um atendimento de forma humanizada a todos.

 

E que seja feito o bom uso dos recursos disponibilizados através do orçamento municipal ou de repasse federal, tendo mais zelo na aplicação do mesmo. O que segundo os vereadores não foi visto, e cobram nas suas falas uma explicação por parte do poder público municipal.


"Vejamos uma caixa d'água que hoje custa R$ 340,00 aqui na cidade foi gasto mais de 8.000 mil reais nessas duas caixas implantada no centro comercial. Dessa forma não tem recurso pra empregar nas demais áreas de atendimento do combate a covid em nosso município. Precisa de esclarecer para a população porque pagou esse valor já que os levamentos realizados  no comércio local o valor não passa os R$ 386,00 cada caixa d'água isso mesmo tudo não chega a 1.000 mil reais."

 

 

M. WILLIAM 12/06/2020

Vereador Paulo França do partido liberal "PL" de Elesbão Veloso-PI, solicita por parte da prefeitura municipal que a mesma se abstenha, de utilizar tratores e  funcionários que são contratados e pagos pelo município.

 

Em favor da  realização de serviços como a limpeza de ruas que deveriam ser de responsabilidade da CONSTRUTORA BELVEDERE, que recebe mensalmente o valor de 58.049,80 da PMVE. 


Que presta tais serviços para o município de Elesbão Veloso-PI, como estar previsto no contrato administrativo Nº005/2017-PMEV. Aonde fica claro que é de responsabilidade da empresa realizar serviços como Capina, Varrição, Poda de Arvores, Limpeza e Conservação de Ruas e Logradouros. Entre outras especificidades que estão exposta no contrato administrativo Nº005/2017-PMEV.

M. WILLIAM 11/06/2020

Vereador Vanildo Castro Soares do "PP" da cidade de Valença-PI, denuncia o superfaturamentos em compras de álcool em gel, por parte da prefeitura municipal da cidade de Valença-PI. Aonde o mesmo utiliza das suas redes sócias para denunciar tal pratica não licita, pois segundo o mesmo os valores pago nos totens de álcool em gel está muito a cima do praticado no mercado.

 


No texto abaixo o próprio vereador cita valores pagos e faz comparação do que está sendo pago nos totens de álcool em gel, para que, fique claro o verdadeiro motivo da denúncia.

 


"Cidadãos Valenciano, venho por meio desta rede social fazer mais uma denúncia da realidade que nossa querida Valença está passando com essa administração! Já não basta a crise na saúde e na economia que aos trancos e barrancos estamos tentando superar, e ainda temos que lhe dar com a falta de respeito ao Cidadão de Valença. A todo momento me deparo com esse tipo de situação deplorável, pois a Administração da Prefeitura de Valença está aproveitando-se do momento a qual estamos passando para SUPERFATURAR NOTAS e desviar dinheiro público para si próprio! Os totens de álcool em gel adquiridos pela prefeitura no valor de 2.990,00 reais cada, custam na realidade somente 800,00 reais como comprovado na foto abaixo, por uma simples pergunta  na rede social da empresa contratada para o serviço, onde foi parar os 43.800 reais? Mais de 300% acima do valor real, recurso esse que deveria está sendo utilizado para o combate ao COVID-19, FALTA DE HUMANIDADE com o povo que vem sofrendo cada vez mais a cada dia que passa com essa administração. Nós vereadores de respeito poderíamos está discutindo isso na Câmara de Vereadores, mas ela está fechada por ato do Presidente e Vice-presidente da Câmara a mando do Governo Municipal. ISSO TEM QUE ACABAR! Deixo aqui minha indignação e medidas vão ser tomadas! Um forte abraço do Vereador Vanildo Castro."

M. WILLIAM 09/06/2020

Fake News: moradora do bairro Santa Clara em Elesbão Veloso-PI desmente morte.

 

A Sra. Eliena Pereira da Silva Sousa, residente no bairro Santa Clara na cidade de Elesbão Veloso-PI , informa que não morreu vitima de injeção no Hospistal Estadual Noberto Moura.

A mesma informou a produção do blog que se encontra em ótimo estado de saúde e não foi ao Hospital no dia de hoje 09-06-2020, se encontra muito bem em sua casa.

 

Afinal tudo não passou de um mal entendido e que informações falsas acabaram se disseminando em grupos de Whatsapp da cidade.

 

E com isso fica o alerta para que toda e qualquer informação deva ser checada antes de ser divulgada, para que assim não possa trazer consequências mais graves como previsto em lei para aqueles que a divulgam. Assim previsto no Art. 287 Código Penal, para tipificar o crime dedivulgação de notícia falsas.

 

"Art. 1º Acrescente-se ao Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de
dezembro de 1940 – Código Penal, o seguinte art. 287-A:
“Divulgação de notícia falsa
Art. 287-A - Divulgar notícia que sabe ser falsa e que possa
distorcer, alterar ou corromper a verdade sobre informações
relacionadas à saúde, à segurança pública, à economia nacional, ao
processo eleitoral ou que afetem interesse público relevante.
Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa, se o fato
não constitui crime mais grave.
§ 1º Se o agente pratica a conduta prevista no caput valendose da internet ou de outro meio que facilite a divulgação da notícia
falsa:
Pena – reclusão, de um a três anos, e multa, se o fato não
constitui crime mais grave.
§ 2º A pena aumenta-se de um a dois terços, se o agente
divulga a notícia falsa visando a obtenção de vantagem para si ou
para outrem. ”

M. WILLIAM 08/06/2020

Vereador Paulo França Pede Esclarecimento a Secretaria Municipal de Educação Elesbão Veloso-PI.

 

Vereador Paulo França do partido liberal de Elesbão  Veloso-PI  protocolou na sexta feira 05-06-2020, o  pedido de informação junto a Secretaria Municipal de Elessbão Veloso-PI no sentido de obter informações a cerca do cumprimento do que o Plano Nacional de Educação(PNE).

 

A onde  se estabeleceu as 20 metas a ser trabalhada de 2014 a 2024 como o número de matrícula da rede municipal de ensino, além das condições de trabalho dos professores, Quantidade de Trabalhadores nas unidade espercificando por tuno, Professores concursados, contratados ( espercificando seu nomes completos, RG, CPF, niveis, classe dadata de admissão e remuneração separando os vencimentos das gratificações além das demais informações estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).

 

E até o momento dia 08-06-2020 não obteve resposta da Secretária Municipal de Educação Elesbão Veloso-PI a respeito das informações solicitadas sobre Plano Nacional de Educação (PNE). Para que a  sociedade Elesbonense tenha conhecimento se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas.

 


 

M. WILLIAM 02/06/2020

Cidade de São Felix-PI realiza ação de enfrentamento ao COVID-19.


Nesta Terça-Feira dia 02/06/2020 A Secretaria Municipal de Saúde de São Félix do Piauí, mais uma vez realiza  ações de enfrentamento ao COVID-19 com a pulverização e desinfecção nas ruas da cidade e nos locais de maiores aglomeração de pessoas, assim também organizando filas no Banco com de distribuição de senhas e disponibilizando cadeiras para manter distanciamento evitando aglomeração. 

 


A secretaria de saúde também segue distribuindo kits de higienização das mãos para população do nosso município ( álcool gel, sabão líquido e máscaras). A equipe da saúde também continua fazendo visitas a outras pessoas que chegam de outros estados, orientando sobre os cuidados na prevenção da COVID-19 e  a importância de ser manter em quarentena.


Com os essas boas práticas realizadas o município até o momento não registra nem um caso de COVID-19. Mantendo assim os seus cidadãos protegidas do riscos oferecidos por este vírus que já tem casos registrado de infecção e óbitos em algumas cidades da micro-região valenciana.

M. WILLIAM 02/06/2020

Primeiro Teste Positivo para Covid-19 na cidade de  Barra D'alcântara-PI.

 

A Prefeitura Municipal de Barra D'Alcântara juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde veio a público informa que hoje (02/06/2020) um caso positivo para covid-19 em valença do piauí através do teste rápido, trata-se de um adulto do sexo masculino, residente e domiciliado em Valença. Porém prestar serviço no município de Barra D'alcântara, o mesmo teve contato com varias pessoas do município.

 


O paciente encontra-se estável e em isolamento domiciliar sendo monitorado e notificado pela secretaria municipal de saúde do município de origem. A secretaria de saúde e Barra D'alcântara reforça que as medidas de rastreio das pessoas que tiveram contato com o infectado estão sendo tomadas para resguardar a saúde de todos os que tiveram contato com o paciente que testou positivo para covid-19.


A cidade que registra seu primeiro caso de covid-19 e já tomar algumas medidas para controlar o avanço do vírus na cidade que até então ninguém tinha sido notificado. Entrando assim em alerta como as demais cidades  circunvizinhas como Várzea Grande-PI e Valença-PI que já registraram caso de Covid-19

M. WILLIAM 20/05/2020

CEEP Benedito Portela Leal larga na Frente Promove a educação em meio as dificuldades devido a pandemia do Covid-19 aos alunos da zona rural do municipío de Elesbão Veloso-PI.

 

CEEP Benedito Portela Leal através do Professor Gean Soares e Coordenador do eixo da escola estadual no município de Elesbão Veloso-PI, junto com Tony Francys, aluno voluntário realizam semanalmente a entrega de aulas do Canal Educação além de atividades e apostilas aos alunos da zona rural do município. Como também foram entregues a título de empréstimo tablets aos alunos da zona rural com as aulas arquivadas. Pois, a grande maioria não tem acesso à internet e não podem acessar as plataformas educacionais do governo nesse momento de pandemia.


Visando amenizar os efeitos do causado pela a Covid-19 na educação. Com as suspensão das aulas da rede estadual O CEEP Benedito Portela Leal toma essas medidas de entrega de equipamentos tectonológicos como tablets com aulas arquivadas e a entrega de apostilas para que os alunos da zona rural que na sua grande maioria são os mais  atingidos por esse ensino a distância por não terem acesso à internet que é o principal recurso para o uso dessa modalidade de ensino foram tomadas essas medidas. Sendo que uma boa parte desses alunos também se preparam para as provas do Enem.

 


O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o projeto que adia automaticamente as provas que dão acesso aos cursos de graduação, entre as quais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A aprovação não resulta automaticamente no adiamento do Enem. Isso porque o texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados para, então, ser enviado para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. O presidente poderá sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetar.
 

M. WILLIAM 15/05/2020

Moradores da Comunidade Brejinho fazem os reparos a passagem molhada que dá acesso ao município

Moradores da Comunidade Brejinho município de Elesbão Veloso-PI, depois de aguardarem a resolução do problema da passagem molhada que dar acesso ao município que se encontra sem condições de passagem depois das fortes chuvas que caíram na região durante o período chuvoso e até agora não tiveram nenhuma  iniciativa do poder público municipal.  

 

Mesmo em tempos de pandemia se reúnem nessa sexta-feira, 15/05/2020, para fazerem reparos na passagem molhada que dá acessos as suas casas colocando barro e fazendo a compactação com ferramentas manuais. Para facilitar o acesso as suas residências, pois a comunidade se encontra praticamente isolada. E mesmo com o fim do período chuvoso nenhuma medida foi tomada até agora para resolver o problema.  

 

Aquela comunidade que tem um número considerável de pessoas idosas que por sua vez não teria como se deslocar até a sede do município se houvesse a necessidade de utilizarem os serviços de saúde. Pela a péssimas condições da passagem molhada que dar acesso ao município.     E já cansadas de espera se reuniram nesta sexta-feira, para com suas próprias mãos realizarem os concretos daquele local. 

M. WILLIAM 14/05/2020

Morre Elesbonense Vitíma de Acidente  de Moto no Interior do Pará.

 

Morre Elesbonense "Gilbison de Holanda Carvalho" de 36 anos de idade no interior do Pará conhecido como Brejo. Ele  que residia na cidade de Marabá no estado do Pará, vitima de acidente de moto a onde o mesmo ao passa por cima de uma lombada não sinalizada perder o controle e bate a cabeção contra o chão que o leva a Obito.


Ele que durante sua infancia residiu na cidade de elesbão veloso sendo filho da terra. E  a muito tempo ja residia no estado do Pará,  aonde tambem tinha parentes e amigos morre na tarde desta quinta feira vitima de um acidente fatal de moto. Gilbison de Holanda Carvalho deixa dois filhos um de  16 e outro de 9 anos e sua esposa Paula.


Ele que era filho de Luiz Carlos Soares de Carvalho conhecido como "Luiz do Gás" e de Maria do Ó de Holanda que na tarde dessa  quinta Feira foram supreendidos pela triste noticia do falecimento do mesmo assim tambem como todo a comunidade Elesbonense.


Gilbison de Holanda Carvalho:
De 11/01/1984 a 14/05/2020