MANOEL MACEDO 01/02/2023

A solenidade de posse aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.

 

Na manhã desta quarta-feira (1) 10 deputados federais do Piauí foram empossados durante solenidade no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. Ao todo, foram empossados 513 deputados federais representando todos os estados do país.

 

Dentre os deputados empossados estão cinco parlamentares da federação PT/PV, três do PSD e dois do Progressistas. A atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Rejane Dias, foi eleita nas eleições de 2022, mas abdicou do cargo para assumir a vaga na corte de contas. O primeiro suplente da federação, Merlong Solano, foi empossado.

 

Confira nomes dos deputados empossados:

 

  1. Francisco Costa (PT)
  2. Florentino Neto (PT)
  3. Flávio Nogueira (PT)
  4. Jadyel da Jupi (PV)
  5. Merlong Solano (PT)
  6. Júlio Arcoverde (Progressistas)
  7. Átila Lira (Progressistas)
  8. Castro Neto (PSD)
  9. Júlio César (PSD)
  10. Marcos Aurélio Sampaio (PSD)

 

 

Eleição da Mesa Diretora

 

Hoje à tarde, às 16h30, os deputados se reúnem na primeira sessão da legislatura para eleger o presidente da Câmara dos Deputados. O andamento das eleições é coordenado pelo deputado mais idoso com o maior número de legislaturas.

 

Para iniciar a votação, é necessário ter quórum de 257 deputados no Plenário. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas, onde cada deputado registra seus 11 votos de uma só vez.

 

A apuração inicia pelo presidente da Câmara e para ser eleito o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação. Depois de eleito o novo presidente, serão apurados os votos dos demais integrantes da Mesa, nesta ordem: dois vice-presidentes; quatro secretários; e quatro suplentes.

 

Mesa Diretora

 

A Mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.

A Mesa Diretora compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria (formada por quatro secretários e quatro suplentes).

 

 

 

 

 

Fonte: lupa1.com

MANOEL MACEDO 31/01/2023

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do Departamento de Matemática, formou uma comissão de sindicância para apurar as condutas de Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, suspeito de estuprar e matar a estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra, de 22 anos, no último sábado (28), após uma calourada.

 

 O estudante do departamento de Pós-graduação de Matemática da Instituição foi preso em flagrante no sábado e teve a prisão convertida em preventiva no domingo (29), após passar por uma audiência de custódia.

 

De acordo com  a universidade, o objetivo  será apurar as atitudes do suspeito para além da questão criminal, independente dos resultados da investigação policial e do processo. Entre as punições que o aluno do mestrado pode receber está o cancelamento da sua matrícula, mesmo que ele seja inocentado.

 

Outra questão que será levada em consideração na decisão é sobre o consumo de álcool dentro do campus, o que é proibido, e que o estudante acabou realizando

 

Thiago Mayson estava com a chave da sala de estudo onde o estupro teria acontecido porque os alunos do mestrado, doutorado e iniciação científica fazem o uso de uma sala de estudo coletivo. Outras 13 pessoas também tinha acesso a chave.

 

Reitor da UFPI será intimado pelo DHPP

 

O coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Costa, o Barêtta, disse em entrevista a Rede Meio Norte que vai intimar o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), para prestar esclarecimentos a respeito da festa que aconteceu na instituição, onde a jovem Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi estuprada e morta, na madrugada do último sábado (28).

 

"É necessário. A administração superior da Universidade Federal do Piauí será chamada, nós vamos emitir o expediente no sentido de intimar a administração para prestar esclarecimento sobre como funcionava aquela festa, como era autorizado o espaço e também as regras, que hora começa, que horas termina, e também, se os alunos tinham acesso às salas para fazerem atos libidinosos, onde essa moça foi tirada a vida por esse rapaz, dois estudantes, onde o indivíduo estuprou e matou a moça, então a universidade vai ser ouvida, porque nós temos conhecimento que a universidade tem uma segurança institucional, portanto, nós precisamos saber como se dá essa segurança dessas pessoas dentro daquela universidade. Será ouvido o reitor, ou então que ele delegue quem é a pessoa que administra, que supervisiona a segurança da universidade federal, mas o expediente será direcionado ao magnífico, ele é que comanda a universidade", disse o delegado.

 

Bareta falou ainda sobre o inquérito policial, com prazo de dez dias para ser concluído, e que segundo ele, não deixará nenhuma dúvida sobre a autoria do crime.

 

"Nós temos dez dias, ele está preso preventivamente, após a juíza decretar a homologação do auto de prisão e nesses dez dias nós vamos ouvir pessoas ainda e também juntar os laudos periciais, porque foram requisitados vários laudos, bem como feitas várias requisições, de fato que não deixe nenhuma dúvida, e toda essa investigação, ela está encadeada por uma cadeia de vestígios, de indícios, que não levam a nenhuma dúvida sobre a autoria material do crime, portanto, nós vamos concluir o inquérito e encaminhar para a Justiça e posso garantir, que os autos do inquérito são um verdadeiro auto de corpo de delito da ação delituosa desse indivíduo contra essa moça", finaliza.

 

UFPI proíbe calouradas após morte de estudante

 

Em nota divulgada à imprensa, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiu suspender a realização de eventos festivos dentro da instituição. Desta forma, calouradas, como a promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), ficam impossibilitadas de acontecer. 

 

A decisão ocorreu dois dias após a morte da estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, que morreu após participar de uma calourada ocorrida na sede do DCE. De acordo com laudo do Instituto Médico Legal (IML), ela foi vítima de violência sexual seguida de morte dentro de uma sala do programa de pós-graduação em Matemática da instituição. 

 

"Instauramos uma comissão de sindicância para que apure todos os casos que ocorreram relacionado a esse caso para as devidas providências", disse. 

 

 

 

 

Fonte: Meio norte.com

MANOEL MACEDO 29/01/2023

Elesbão perde para quase todas as cidades da Microrregião valenciana atrás de Prata do Piauí (7°), Aroazes (17°) e Barra D'Alcântara (24°), ficando na (103°) posição

 

 

Foi divulgado através do ISF (Indicador Sintético Final) o novo Ranking do Previne Brasil no qual alguns municípios do Vale do Sambito se destacaram com bom desempenho na Atenção Básica à Saúde.

 

O ISF corresponde ao cálculo do desempenho do município no conjunto dos sete indicadores que são utilizados para avaliar os serviços oferecidos pelo município na Atenção Básica. A avaliação acontece a cada quatro meses a partir dos indicadores referentes às ações estratégicas de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.

 

O município de Elesbão Veloso, encontra-se em péssima posição entre as cidades da microrregião, e se tratando de estado em 103ª (centésimo terceiro lugar) de 224 Municípios.

 

O Município de Elesbão Veloso, fica atrás de municípios vizinhos da Microrregião Valenciana, como Prata do Piauí que está em (7°) com nota 10, Aroazes (17°) com nota 9,92 e Barra D'Alcântara (24°), com nota 9,83, enquanto Elesbão amarga o péssimo resultado ocupando a posição 103°, ficando atrás desses municípios que conseguem oferecer a sua população um serviço de saúde melhor de acordo com os dados do Previne Brasil.

 

 

A cidade que na gestão do atual perfeito Rafael Barbosa, tem ocupado sempre as últimas posições nos mais diversos indicadores Sócias, Econômicos, Educacionais e agora mais uma vez ocupamos uma péssima, posição em um  indicador  de Saúde.

 

Nos últimos anos de gestação do atual grupo político, sucessivas foram as denúncias da população ao Grupo Vale de Comunicação (GVC), como espera de quase um ano para realização de procedimento odontológico, interferência política do perfeito Rafael para realização de exames na Capital Teresina denunciadas pela vereadora Elizeth, denúncia de cobrança de exames, isso tudo mostra que não é prioridade do gestor municipal oferecer um serviço de qualidade na área da saúde aos cidadãos elesbonenses.

 

 

MANOEL MACEDO 23/01/2023

No último sábado (21) Merlong Solano Deputado Federal pelo (PT), do Piauí concedeu entrevista ao Jornal de sábado na rádio Vale FM, apresentado pelo Jornalista Manoel Macedo, na oportunidade o mesmo reforçou a parceria firmada por ele e o grupo político liderado por Dr. Clériston Moura, Luciano Paes Landim e as demais lideranças de oposição que já renderam bons frutos para cidade de Elesbão Veloso, como a implementação do sistema de abastecimento de água do Bairro Piçarra, ambulância destinada ao Hospital Estadual Norberto Moura, feitos esses que contaram com recursos de emenda disponibilizada pelo Deputado.

 

Merlong que ficou como primeiro suplente e assumir novamente uma cadeira na câmara Federal após a ida de Rejane Dias Deputada eleita pelo (PT), para o TCE (Tribunal de Contas do Estado) ela que é esposa de Wellington Dias,

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil.

 

 

Merlong Solano relatou ao Jornalista Manoel Macedo, terá como foco no seu mandato atuação no Campo Social junto as pessoas com deficiências, saúde, educação e combate a fome e as desigualdades sociais.

 

Sobre Elesbão o Deputado disse, "Em Elesbão Veloso, seguiremos juntos ao grupo de oposição, destinando recursos, projetos para melhorar a qualidade de vida da população da cidade e em 2024 estaremos juntos com Dr. Clériston Moura, nas eleições municipais".

MANOEL MACEDO 21/01/2023

O empresário Manoel Filho, de Aroazes, confirmou nas redes sociais que foi convidado e aceitou o convite feito pelo governador do estado para assumir o cargo de Assessor Especial.

 

 

“Gostaria de compartilhar com você a nossa satisfação em receber o convite do Governador Rafael Fonteles para trabalhar junto a ele como Assessor Especial do Governador. Ficamos agradecidos. Vamos ao Trabalho”, escreveu Manoel Filho, que exerceu um papel importante de articulação na campanha eleitoral do ano passado vencida por RafaelFonteles.

Fonte: PortalV1

 

 

Manoel Filho que é pai do atual prefeito de Aroazes Manoel Portela Neto e Irmão do Ex-Prefeito Tomé Portela, por ser uma das principais lideranças políticas da Microrregião Valenciana foi pessa chave na articulação política da região,  garantindo a vitória do Governador Rafael Fonteles.

 

 

Manoel, se torna uma espécie de braço direito do governador e vai auxilia-lo  no trabalho pelo Piauí e também pelos municípios valenciano ele que conhece como ninguém a realidade dos mesmos.

MANOEL MACEDO 19/01/2023

Ponte localizada na estrada vicinal que liga a Comunidade Betônica a Zona Urbana de Elesbão Veloso-PI, foi levada pela água nas primeiras horas do dia de hoje (19), após forte temporal que atingiu o município durante a madrugada.


A Ponte que fica sobre o riacho conhecido como "Grota do Tim", foi levada pela correnteza nas primeiras horas do dia de hoje. Obra essa que passou por reparos a poucos dias realizado pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de Obras que subestimou a força da correnteza não deixando vazão suficiente para escoar a água e assim aliviar a pressão sobre a edificação.

 

Com isso recursos públicos são literalmente levados de água a baixo e a população da comunidade se encontra ilhada, sem poder se quer ir a sede do município para comprar alimentos ou medicação.

 

MANOEL MACEDO 15/01/2023

Morreu na madrugada de hoje dia (15), por volta das 4 horas da manhã o Elesbonense Edson Campelo da Silva, 31 anos. Édson era natural da comunidade Jatobá Ferrado, localizada na zona rural de Elesbão Veloso-PI, o mesmo veio a óbito em decorrência de grave acidente de carro que ocorreu na altura do KM 129, BR 316, próximo a comunidade Torres.

 

 

Édson estava em seu veículo um prisma ano 2007, indo sentindo a cidade de Picos onde estava sua esposa e acabou se envolvendo nesse acidente colidindo frontalmente com outro veículo modelo S10, vindo a óbito ainda no local.

 

 

 

O Carro de Edson, ficou parcialmente destruído. No outro veículo estavam 4 pessoas que tiveram ferimentos leves.

 

Confira a foto:

 

 

O corpo de Edson Campelo da Silva deve ser sepultado em sua comunidade Jatobá Ferrado ainda sem previsão de horário para o sepultamento ate atualização da Matéria.

MANOEL MACEDO 13/01/2023

O município de Elesbão Veloso, localizado a cerca de 160 KM da Capital do estado Teresina, deve sofrer a redução populacional, segundo dados parciais do censo 2022 que tem previsão para ser encerrado no dia 30 de janeiro.

 

A cidade com dados estimados do último censo em 2010 teria pouco mais de 14 mil habitantes, deve sofrer uma redução na sua população o que impactará nas contas do município que pode perder anualmente cerca de 3 milhões de reais em repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), trazendo graves consequências na prestação de serviços essenciais a população do mesmo.

 

 

A cidade tem como Prefeito Rafael Malta Barbosa que em dois anos de administração não conseguiu mostrar a que veio; não tendo ao longo desse tempo concluído nenhuma grande obra na cidade ou até mesmo conseguido fomentar a economia local com estímulos a produção agropecuária, ou atividades comerciais com a realização de feiras e eventos para que assim houvesse a geração de emprego e renda e estimulasse os cidadãos Elesbonenses permanecer em sua cidade.

 

 

O que podemos constatar, todas as semanas é um verdadeiro êxodo aonde filhos da terra partem rumo a outros estados, dentre eles São Paulo, por falta de oportunidade em sua terra Natal.

 

Elesbão, está a cerca de 20 anos sobre a administração do mesmo grupo político que parece se alimentar da desgraça social não conseguindo fazer com que ao longo de todo esse tempo de gestão a cidade fosse, protagonista ou referência em nenhum indicador, social, econômico, educacional, etc. Ao contrário disso conseguiu fazer do município um dos piores lugares para se viver tendo este, uma das educações mais fracas do estado, comércio com pouca circulação de dinheiro, falta de oportunidade de trabalho, saúde defasada, juventude ociosa e cada vez mais vulnerável ao mundo do crime, todas essas mazelas parecem contribuir para uma redução populacional, seguindo o rumo contrário aos demais municípios piauienses que cresceram.

 

Em entrevista ao Jornal do Piauí o Prefeito Rafael Barbosa reconhece a baixa populacional do município, mas o mesmo não justifica o porque, confira:

 

MANOEL MACEDO 12/01/2023

Aliados apostam que acabou a vida pública Jair Bolsonaro (PL) e ele nunca mais poderá ser candidato a nada. Um deles acredita que o ex-presidente será preso ainda em janeiro e se tonará inelegível em pouco tempo, ficando fora da corrida eleitoral já a partir das eleições de 2024. Porém, as conversas em Brasília dão conta que o político, ainda que seja detido, não deva ficar preso muito tempo. As informações são do Portal iG.

 

 

A coluna conversou com um deputado bolsonarista que está com medo dele próprio ser preso. "A caça às bruxas está muito pesada em Brasília e estão indo para cima de todo mundo", revela, sem dar detalhes. Questionado se participou dos atos antidemocráticos , o político nega, assim como não consegue responder a respeito do líder político. "Não sei se o Bolsonaro incentivou, honestamente".

 

Mesmo assim, o deputado acredita que o STF (Supremo Tribunal Federal) usará todos os discursos de Bolsonaro após as eleições e as frases de efeito para determinar sua prisão . "É um show midiático, mas o Alexandre de Moraes quer a todo custo usar a prisão de Bolsonaro como exemplo para toda a classe política", explica antes de continuar. "É para mostrar que não há como dar golpe no Brasil".

 

 

Outros políticos, mesmo do PT, concordam. "A prisão de Bolsonaro é uma lição para o mundo. A democracia brasileira é forte e não vão conseguir destrui-la", revela um senador petista, que defende e acredita que o ex-presidente será preso. "Assim que for preso, os direitos políticos dele serão cassados e o ex-presidente fica inelegível por uns 10 anos ou mais", promete.

 

 

O aliado de Bolsonaro que falou com a coluna, no entanto, não acredita em prisão longa. "Provavelmente vão mantê-lo na sede da Polícia Federal ou do Exército por uns dias e concederão liberdade provisória. Mas depois disso a vida política dele estará encerrada", aposta. A coluna questionou se não pode ter efeito contrário, como aconteceu com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi preso e virou presidente.

 

 

"É diferente. O Lula não foi acusado de tentar dar um golpe e tinha apoio de parte da sociedade e da classe política. O bolsonarismo está isolado e não parece haver virada no horizonte", reconhece o parceiro do presidente. A coluna revelou ontem (10) que o PL já estuda um meio para se afastar de Bolsonaro e salvar o partido de uma enrascada sem precedentes. O próximo passo, ao que parece, será a prisão.

MANOEL MACEDO 12/01/2023

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou ontem (11) que em fevereiro vai apresentar a proposta de um novo Bolsa Família. Segundo o ministro, o programa terá o foco na integração com o Sistema Único de Assistência Social e na atualização do Cadastro Único.

 

Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, o ministro disse que a partir de fevereiro o governo vai começar a fazer uma busca ativa para  incluir quem está fora do programa, vai começar a pagar R$ 150 para quem tem filhos menores de seis anos (para pagamento em março) e atualizar cerca de 10 milhões de benefícios que têm “indícios de irregularidades”. 

 

Wellington Dias, desde que assumiu o Ministério Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, deixou claro em seus pronunciamentos que fará um verdadeiro pente fino nos cadastros daqueles que recebem o benefício para combater supostas irregularidades. Destacou também que e meta do Governo tira o Brasil do mapa da fome até o fim do Mandato.