Barra d'Alcântara
Município de Barra D’Alcântara fica em 4ª lugar no Piauí nos indicadores do Previne Brasil 04/10/2021

O Município de Barra D’Alcântara conseguiu com o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e o apoio do prefeito filho Elesbonense e grande liderança política na microorregião Mardonio Soares, o município conquistou o 4ª lugar no Piauí nos indicadores por desempenho no 2º quadrimestre do Previne Brasil.  O programa é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).

O secretário de Saúde Adonay Araújo, fala da conquista do município no Previne Brasil. “Essa avaliação é quadrimestral e nós já víamos com bons resultados no segundo quadrimestre de 2020, no primeiro de 2021 também fomos muito bem e já era esperado”, destaca o secretário.

Secretário de Saúde, Adonay Araújo

Adonay ressalta o empenho da gestão municipal e dos profissionais para que essa colocação no Previne Brasil fosse alcançada.

“Eu acredito que daqui a alguns dias nós estaremos nas primeiras colocações, pois foi uma trabalho feito em equipe não só de campo, mas também de sistema, contribuindo cada um com seu papel, sabendo a missão que cada profissional tem e isso é resultado de grandes esforços não só da gestão, mas de todos os profissionais que fazem a saúde de Barra D’Alcântara”, disse Adonay Araújo.

O secretário Adony ainda avalia o trabalho da gestão municipal na busca de melhorias para cidade.

“A gestão tem muita preocupação em está atuante e sempre pensando nas melhorias para o funcionamento de toda a saúde, eu acredito que as pessoas veem isso, a população percebe a diferença”, disse o secretário Adonay.

O programa Previne Brasil leva em consideração alguns componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).

fonte: V1