Elesbão Veloso
Rádio da família de prefeito recebe R$ 26 mil da prefeitura como “apoio cultural” 17/04/2021

As chamadas rádios comunitárias não podem receber patrocínio comercial direto, mas apenas ‘‘apoio cultural’’. Caso contrário, ficaria evidenciada a concorrência desleal com as rádios comerciais, que são tributadas pelo serviço prestado, diferentemente do que ocorre com as emissoras da comunidade.

 

Porém um assunto quem tem chamado a atenção dos moradores da pequena cidade de Elesbão Veloso, localizada a 171 km ao Sul de Teresina, é o valor desse “apoio” pedido para a Prefeitura Municipal que chega a R$ 26 mil.

 

O valor é considerado alto pela população se comparado ao salário da maioria dos moradores da cidade. Outro fato curioso é que a rádio pertence a José Evaldo Gomes Barbosa, tio do prefeito da cidade, Rafael Barbosa (PP). Um morador da cidade que preferiu não se identificar, relatou ao OitoMeia que a rádio é usada para fins de promoção das empresas da família e das posições políticas da família.

 

“Rádio comunitária do tio do prefeito de Elesbão manda ofício solicitando apoio cultural de 26 mil reais a prefeitura. É público e notório que a rádio é usada para fins de promoção das empresas da família e das posições políticas da família e nada mais”, disse o morador.

 

Ainda de acordo com o denunciante, em plena a pandemia, com famílias passando necessidade não é justo a prefeitura repassar o valor para a rádio, podendo ser usado para pessoas de baixa renda.

 

“Como agora o prefeito dar de presente o volume desse em plena pandemia em que as famílias passam fome. Não existe a liberalidade de um jornalismo comunitário e de apoio a cidade e não existe qualquer realização de qualquer evento cultural que ajude a comunidade”, finalizou o denunciante.

 

 

O OitoMeia tentou contato com o prefeito municipal Rafael Barbosa (PP), como também com o dono da rádio Eldorado FM, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.

 

Fonte: oitomeia.com.br