Brasil
Brasil tem 545,4 mil médicos; mais da metade está concentrada somente nas capitais 06/02/2023

O Brasil teve um salto, nos últimos anos, no número de médicos e hoje cerca de 545,4 mil profissionais estão em atividade no país. Isso dá 2,56 para cada mil habitantes - próximo ao índice de outros países, como os Estados Unidos.

 

Os números, no entanto, confirmam a desigualdade na distribuição e na fixação de médicos pelo Brasil: a maioria (mais de 290 mil) está concentrada somente nas capitais, atendendo a 24% da população brasileira. Entre as regiões, o Norte é a mais deficitária.

 

Os dados, divulgados nesta segunda-feira (6), são do Conselho Federal de Medicina (CFM) e aparecem na Demografia Médica, plataforma que neste ano ganhou uma versão digital, que deverá ser atualizada a cada seis meses. Antes, os números eram disponibilizados de forma impressa a cada dois anos.

 

O aumento no número de médicos acompanhou o boom de escolas médicas e de vagas na última década. Em 2010, a proporção de médicos por mil habitantes era de 1,76 e havia 343,7 mil registros de médicos no país - em 2022, os registros subiram para quase 600 mil (tem médico que faz mais de um registro para atuar em estados diferentes).

 

Para o CFM, a desigualdade na distribuição de médicos pelo país passa pela falta de atrativos e de condições mínimas de trabalho. Segundo a entidade, o Brasil necessita de políticas públicas para deslocar profissionais dos grandes centros urbanos para o interior e para cidades pequenas. E mais: fazer com que o médico permaneça por lá.

 

Gallo afirma que a proposta do governo Lula (PT) de retomar o Mais Médicos pode ser um caminho para suprir a carência de profissionais pelo interior do país, mas defende que médicos formados do exterior, brasileiros ou estrangeiros, passem pelo Revalida para atuarem no Brasil. Saiba mais.

 

Com o registro no Conselho Regional de Medicina de cada estado, o profissional é autorizado a atuar na UF, mas não significa que ele trabalhe de forma fixa por lá. No Acre, por exemplo, há 1.219 médicos com registros ativos, mas 146 informaram um endereço residencial fora do estado.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1.globo.com