Piauí
Defesa Civil avaliza emergência em todo o Piauí pela Covid-19 20/11/2020

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil, reconheceu na sexta-feira, 19 de novembro, mais uma vez a situação de emergência em todo o território do Piauí, em decorrência da Covid-19. O mesmo processo ocorreu em abril, mas a vigência do decreto estadual encerrou após 180 dias. Agora, o governo estadual publicou novo decreto no último dia 11 de novembro, mantendo a situação de emergência. Com o aval da União, o Estado fica elegível a receber recursos extraordinários.

 

Com a confirmação, fica determinado que todos os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências, a adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.

 

Publicado no Diário Oficial, o governador Wellington Dias (PT) levou em conta a grave crise de saúde pública em decorrência da Covid-19, que no momento, afeta todo país e demanda cuidados especiais da população e órgãos governamentais no sentido de promover a defesa da saúde pública.

 

O Governo do Estado considerou o parecer técnico da Secretaria Estadual da Defesa Civil e também dados oficiais da Sesapi, que aponta total de com 118.349 confirmados, 55.538 descartados e 2.486 óbitos até o dia 10 de novembro. Diante do ciclo evolutivo do desastre natural faz necessário o estabelecimento de uma situação jurídica especial com a decretação de situação de emergência em toda a extensão territorial do Estado.

 

Fonte: Meio Norte