A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou na noite deste sábado (25) que subiu para 112 o número de mortes por Covid-19 no Maranhão. O estado possui, até o momento, 2.225 pacientes infectados pelo novo coronavírus em 55 municípios maranhenses. Em 24 horas, foram 12 óbitos e 118 novos casos. As informações são do G1.
As novas mortes foram registradas nos municípios de Paço do Lumiar, Altamira do Maranhão, Mirinzal, Zé Doca, Davinópolis e em São Luís. Dos pacientes que morreram por Covid-19, oito são homens e quatro são mulheres.
De acordo com a SES, 1.364 pacientes infectados cumprem isolamento domiciliar, 282 estão internados em enfermarias e 158 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais da rede pública e privada de saúde.
O boletim aponta que subiu para 307 o número de pessoas recuperadas pela Covid-19 no Maranhão. Em relação aos profissionais de saúde, subiu para 277 a quantidade de infectados pelo coronavírus e deste número, 158 já estão recuperados e seis morreram.
Getty Imagens
Ao todo, o Maranhão já realizou 6.114 testes para Covid-19, sendo 5.072 pela rede pública e 1.217 pela rede privada. O estado possui 4.425 casos sob suspeita e 3.892 foram descartados.
Mortes por Covid-19 no Maranhão
Nas últimas 24 horas, foram registradas 12 mortes por Covid-19 no Maranhão. Desse número, dois foram registrados em Paço do Lumiar, um em Altamira do Maranhão, um em Mirinzal, um em Zé Doca, um em Davinópolis e seis em São Luís.
Veja abaixo os detalhes:
Casos em 54 cidades
O novo coronavírus atinge 54 cidades em todo o Maranhão. Veja a lista das cidades abaixo:
Faixa etária dos pacientes
Percentual de casos por sexo
Taxa de ocupação de leitos de UTI
Leitos de UTI para a Covid-19 na capital
Leitos clínicos para a Covid-19 na capital
Leitos de UTI para a Covid-19 no interior
Leitos clínicos para a Covid-19 no interior
Ficar em casa
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.