Piauí
Nove municípios do PI ganham caminhões para coleta lixo 14/09/2021

Governo Federal, por meio da Codevasf, entregou caminhões compactadores que devem auxiliar na melhoria de serviços de coleta de resíduos sólidos para nove municípios do Piauí. Os veículos foram adquiridos pela 7ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Teresina (PI), com recursos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.

 

Os investimentos somam R$ 2,6 milhões vão beneficiar os municípios de Acauã, Altos, Barras, Conceição de Canindé, Luís Correia, Nazária, Patos do Piauí, Piripiri e Simões.

 

Segundo Inaldo Guerra, superintendente da Codevasf no Piauí, a gestão de resíduos sólidos é uma das prioridades da empresa no âmbito de ações de revitalização da bacia hidrográfica do Parnaíba. 

 

Codevasf entregou máquinas para coleta de resíduos sólidos (Divulgação)

 

Tratamento primário dos resíduos

 

"Estruturar os municípios com esses caminhões compactadores possibilita um avanço importante no tratamento primário dos resíduos, melhorando em muito a qualidade de vida dos moradores", afirma.

 

Participaram das entregas parlamentares, prefeitos dos municípios beneficiados e técnicos da Codevasf, além de operadores dos veículos, que receberam capacitação para uso dos equipamentos. Os caminhões compactadores são movidos a diesel e têm potência de 165 cv, direção hidráulica e compactador de lixo de 6 m³. “A Codevasf continua na preparação para entrega de outros equipamentos, para amenizar dificuldades enfrentadas principalmente pelas populações em condições de maior vulnerabilidade no vale do Parnaíba”, diz Inaldo Guerra.

 

 

Fonte: Meio Norte.com