Brasil
SP: após transtornos, Aeroporto de Viracopos normaliza operações 19/05/2022

O Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), informou, na tarde desta 5ª feira (19.mai), que suas operações foram normalizadas às 10h10. O local foi um dos que registraram transtornos, pela manhã, por causa da falha em um radar operado pela Aeronáutica.

 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

 

Até as 13h20, o balanço indicava 20 voos atrasados e 20 voos cancelados, sendo 11 de chegada e nove de partida. A falha levou a uma suspensão das decolagens e pousos das aeronaves, por volta das 8h45. O Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, também encontra-se aberto para pousos e decolagens, de acordo com a Infraero.

 

Porém, o problema no radar levou ao atraso de 17 voos e ao cancelamento de quatro, na chegada, e de 22 voos e ao cancelamento de cinco, na partida.

 

A falha prejudicou ainda o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Segundo a GRU Airport, responsável pela administração do local, as operações de pousos e decolagens sofreram atrasos, mas o sistema já foi restabelecido e as operações estão sendo retomadas. De acordo com o aeroporto Fraport Brasil, de Porto Alegre, houve o cancelamento de um voo de chegada e um de partida, como reflexo do problema em São Paulo. Já o Aeroporto do Galeão, do Rio de Janeiro, informou que, até o momento, foram seis voos alternados de Congonhas e um em atraso, também como reflexo.

 

+ SP: Metroviários marcam paralisação para próxima 4ª feira (25)

 

Por meio da assessoria de imprensa, o Consórcio Inframérica Aeroportos disse que "não houve nenhum problema no radar do Distrito Federal". "Porém, a suspensão dos voos em São Paulo refletiu no Aeroporto de Brasília, já que o terminal brasiliense é um dos principais destinos de voos partindo e chegando dos aeroportos paulistas. As demais operações do Aeroporto de Brasília para outras regiões do país seguiram normalmente".

 

Cerca de nove voos do local para os três aeroportos de São Paulo sofreram impactos até o momento. Destes, cinco partiram de Brasília com atraso, dois chegaram na capital federal com atraso e dois voos de origem e destino para Congonhas foram cancelados, completou. Ainda de acordo com o Consórcio, "desde às 10h os radares da região de São Paulo voltaram a funcionar" e voos de Brasília para Congonhas, Viracopos e Guarulhos ainda podem sofrer atrasos ao longo do dia. A Inframerica está trabalhando junto com as companhias aéreas e a Força Aérea Brasileira (FAB), para conter os impactos no DF. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está com três voos atrasados que chegariam ao local e de dois voos que sairiam dele, por causa do ocorrido em São Paulo.

Veja também:

+ Setor turístico brasileiro fatura R$ 15,4 bi em março

+ Solidariedade nas ruas de SP: ações tentam amenizar o frio intenso

+ Supermercados brasileiros registram queda de estoque no mês de abril

 

 

Fonte: SBT News.com